“O Programa Monumenta do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – tem lançado uma série de publicações intituladas Cadernos Técnicos referentes à divulgação de técnicas à preservação do patrimônio histórico e cultural. Um destes Cadernos Técnicos consiste no ‘Manual de Conservação e Intervenção em Argamassas e Revestimentos à Base de Cal’, elaborado por Kanan (2008), que ‘objetiva revisar critérios e avanços técnicos que se têm alcançado na área de conservação de argamassas e revestimentos à base de cal visando melhorar as práticas de intervenção no patrimônio edificado’ (idem, p. 7). O referido manual apresenta, entre outros procedimentos, os ‘procedimentos para elaboração do projeto de conservação e reconstituição de argamassas e rebocos (diagnóstico e etapas de projeto)’. Neste contexto, traz a seguinte recomendação: ‘para que se possa realizar com critério e segurança as obras de conservação e reconstituição das superfícies com argamassas e revestimentos à base de cal, recomenda-se que seja desenvolvido um projeto de intervenção contendo todas as etapas necessárias ao conhecimento do bem, à compreensão das lesões e problemas construtivos e à proposta de intervenção, bem como para a manutenção posterior da obra. Com relação mais especificamente aos procedimentos de projeto para obras de reconstituição de argamassas e revestimentos, estes devem ser constituídos das etapas a seguir indicadas: 1. informação prévia; 2. mapeamento das áreas, medições, coletas de amostras; 3. diagnóstico; e, 4. propostas, intervenções e tratamentos especiais’.”
(Kanan, 2008, p. 139-140.)
Considere uma situação hipotética em que o IPHAN abra edital para a reconstituição dos ornamentos da fachada de uma edificação de valor histórico-cultural como a construção da Casa da Cia. Cachoeira de Macacos, em Minas Gerais, mostrada na ilustração a seguir.
(Casa da Cia. Cachoeira de Macacos (MG). Foto: Philip Gunn, 1998. Correia, 2011.)
A equipe contratada deverá seguir os critérios definidos pelo Programa Monumenta e apresentar os procedimentos de projeto para obras de reconstituição de argamassas e revestimentos, constituídos pelas quatro etapas listadas anteriormente: 1. informação prévia; 2. mapeamento das áreas, medições, coletas de amostras; 3. diagnóstico; e, 4. propostas, intervenções e tratamentos especiais. Considerando as recomendações do “Manual de Conservação e Intervenção em Argamassas e Revestimentos à Base de Cal”, referido no enunciado desta questão, elabore um texto detalhando os procedimentos a serem tomados em cada uma das quatro etapas de projeto para obras de reconstituição de argamassas e revestimentos: as atividades a serem realizadas e as informações a serem coletadas na etapa 1. informação prévia; as atividades a serem realizadas na etapa 2. mapeamento das áreas, medições, coletas de amostras; as atividades a serem realizadas na etapa 3. Diagnóstico; e, dê exemplos de medidas e critérios técnicos para viabilizar a intervenção, bem como dos materiais e técnicas que serão propostos na etapa 4. propostas, intervenções e tratamentos especiais.