Por conseguinte, o advogado do Sr. João propôs medida cautelar inominada para que o nome do autor fosse retirado do SPC e do SERASA, movendo, logo após, ação principal declaratória de inexistência de débito. Caso, no entanto, o juízo cível competente entenda que a medida urgente proposta deveria ter sido a antecipação dos efeitos da tutela, o que deveria ser realizado no bojo da ação principal, deverá indeferir a urgência pleiteada?
Levando em consideração o desenvolvimento do sistema jurídico brasileiro em face da hipótese, como deverá proceder o juízo? Explique.
CRITÉRIO PARA CORREÇÃO:
Deferimento ou indeferimento da medida e urgência, fundamentados nos artigos 273, parágrafo sétimo ou 154 do CPC.
Explicitação de que a questão se referiu ao princípio da fungibilidade ou ao princípio da instrumentalidade das formas.
Explicitação de que a questão versou sobre a fungibilidade de mão dupla; sobre a fungibilidade inversa àquela literalmente prevista no art. 273 parágrafo sétimo do CPC.
Demonstração de preocupação do candidato com a forma pela qual seria deferida ou indeferida a medida. Trata-se da demonstração da preocupação a respeito da necessidade, ou não, de conversões procedimentais, a fim de que o candidato demonstre se tratar de um aspecto bastante discutido a respeito do tema.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
É possível considerar as sentenças arbitrais incluídas na expressão “cartas de sentença”, prevista no inciso IV do artigo 221 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973? A sentença arbitral pode ser qualificada como “títulos e outros documentos de dívida” para fins de protesto, nos termos do artigo 1º da Lei nº 9.492, de 10 de setembro de 1997? Apresente os fundamentos legais que justificam sua resposta.



