A especificação do projeto foi assim concebida:
Nome do projeto
ReqTRF: Sistema Gerenciador de Requisitos de Software do TRF3.
Escopo do projeto
Gerenciar os requisitos de um projeto de software do TRF da 3a Região, através da web, de forma a registrar todas as informações associadas ao levantamento e análise de requisitos, englobando as principais atividades previstas neste processo, incluindo diagramas de caso de uso da UML e documentação não editável.
Limites do projeto
1. O ReqTRF não controlará o fluxo de execução das atividades do projeto, apenas registrará as informações relacionadas aos requisitos.
2. O ReqTRF não gerará documentos editáveis com a especificação dos requisitos. As informações ficam registradas no sistema e só podem ser alteradas através do sistema.
3. O ReqTRF não controlará aspectos do projeto que envolvam custos, cronograma de execução, backup e recuperação das bases de dados.
Atores
1. Cliente: Clientes de um projeto, auxiliam no fornecimento de informações para especificação e modelagem do projeto, mas não podem alterar requisitos, apenas consultá-los.
2. Administrador: Responsável pelo controle do uso do sistema, liberando acesso ao Gerente de Projeto a partir do cadastramento de um projeto.
3. Gerente de Projeto: Responsável pelo controle de um projeto, definindo a equipe, os tipos de acesso a que tem direito, suas tarefas e controlando os atores.
4. Analistas: Pessoas que fazem parte da equipe que trabalha no projeto. Participam da geração da especificação do sistema e fazem o acompanhamento do projeto.
5. Engenheiro de Requisitos: Profissional com conhecimento em Engenharia de Software, capaz de identificar e descrever requisitos de um projeto, utilizando os fundamentos da Engenharia de Requisitos. Responsável pela revisão dos requisitos e gestão e revisão dos casos de uso.
Considerando as definições acima, solicita-se:
a. Completar a definição dos requisitos funcionais do projeto ReqTRF, utilizando como modelo os requisitos já definidos.
a.1 RF1 − Levantamento e registro dos requisitos: O sistema deve oferecer funções para cadastro e controle de todos os aspectos relacionados aos requisitos de um projeto, permitindo visualizá-los e acompanhar sua elaboração, sua descrição, seu levantamento).
a.2 RF2 − Gestão dos Casos de uso: O sistema deve possibilitar a especificação dos casos de uso, registrando sua descrição, atores e diagrama UML associados, relacionando-o aos requisitos que deram origem ao caso de uso.
a.3 RF3 − Revisão dos requisitos e casos de uso:
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma instituição pública que desenvolve e mantém sistemas internos possui três ambientes principais: desenvolvimento (DEV), homologação (HML) e produção (PRD). Cada ambiente é mantido manualmente pela equipe de infraestrutura, que realiza configurações diretamente nos servidores por SSH, sem documentação formal ou controle de versão.
Nos últimos meses, foram observadas configurações diferentes entre ambientes (por exemplo, pacotes diferentes entre DEV e PRD); erros em produção após atualizações, causados por configurações mal aplicadas; dificuldade em auditar ou reverter mudanças, pois não há histórico confiável; e dependência de conhecimento tácito da equipe, o que gera risco em caso de saíd…
O seguinte código-fonte foi escrito para testar funcionamento de uma simples aplicação a ser executada em um servidor web local (localhost) configurado na porta 8080:

Considerando esse código-fonte, discorra sobre:
1) requisitos para que esse código-fonte seja executado de forma correta;
2) o funcionamento das instruções presentes nas linhas 09, 10, 11 e 12; e
3) o resultado da execução do script para acesso utilizando o endereço http://localhost:8080/?name=John&age=30
Plataforma digital: Prêmio estimula tribunais a aperfeiçoar códigos-fonte
Desenvolvedores e desenvolvedoras de sistemas do Judiciário podem participar, periodicamente, do Prêmio CNJ ao Grupo Revisor de Códigos. O prêmio contempla profissionais que revisam código-fonte com o maior número de demandas avaliadas.
A iniciativa buscar estimular as equipes dos tribunais para a revisão de códigos-fontes de soluções desenvolvidas para a Plataforma Digital do Poder Judiciário e o Processo Judicial eletrônico (PJe). Para participar, as pessoas interessadas devem fazer parte do Grupo Revisor de Códigos-Fonte, que analisa as mudanças implementadas.
Quem tiver interesse em integrar o Grupo Revisor deve en…



