Considerando o disposto na Lei nº 9.504/1997, analise o caso descrito a seguir posicionando-se claramente quanto ao embasamento legal dos argumentos utilizados pelo advogado contratado pelo pretenso candidato à Presidência da República.
“Antônio Pedro, homem de boas intenções, semianalfabeto e razoável poder aquisitivo, cansado de efetuar consideráveis doações a candidatos que, segundo ele, não cumprem com as promessas feitas em época de campanha eleitoral, decide se candidatar à Presidência da República. Considerando que as próximas eleições ocorrerão a exatamente 12 meses e desejoso de fazer tudo dentro da lei, contrata Tarcísio, advogado indicado por um conhecido amigo vereador do mesmo partido ao qual é filiado, pois deseja, desde já, iniciar sua campanha eleitoral com divulgação de sua candidatura em rádio e demais veículos de propaganda.
Tarcísio, agora advogado do Sr. Antônio Pedro, aconselha o futuro candidato a iniciar, imediatamente, a divulgação de sua pretensa candidatura, podendo inclusive pedir votos, explicitamente, em rádio e/ou televisão, mesmo antes da aprovação de seu nome pelo Partido Político, desde que não utilize recursos de terceiros para os devidos pagamentos, pois propagandas eleitorais são permitidas a partir do dia 15 de agosto do ano anterior ao ano de realização das eleições.”