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Q93023 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2007
Órgao: TRE AP - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

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Uma empresa possui despesas fixas mensais de R$ 10.000,00 e bonifica os vendedores com 2% sobre o valor da receita bruta. A margem líquida de lucro apurada na empresa, no mês de janeiro de 2007, já considerados os 17% de imposto sobre receita e os 24% de imposto sobre o lucro, correspondia a 6%. Essa empresa, que utiliza a média ponderada móvel para controlar seus estoques, adquiriu 1.000 unidades para estoque, em fevereiro, com acréscimo de 10% em relação ao último preço. O prazo médio de pagamento é de 30 dias e o prazo médio de recebimento, de 15 dias. O saldo inicial de mercadorias, no mês de fevereiro de 2007, correspondia a 3.000 unidades, ao preço unitário de R$ 2,80 unitário, sendo de R$ 8,50 o preço médio de venda no mercado.

Com base na situação hipotética acima, elabore um relatório, apresentando a análise da situação da empresa, a demonstração do resultado do exercício (DRE) projetada para o período, o preço de venda a ser praticado e o lucro orçado. Na elaboração da DRE, considere a manutenção da margem de lucro da empresa, com a venda de 80% das mercadorias disponíveis. Apresente, ainda, uma análise da empresa caso o gerente adote o controle de estoques de acordo com o PEPS, mantenha a margem de lucro líquido de 6% e as vendas de 80% das mercadorias disponíveis. Complementarmente, discorra acerca dos reflexos no capital circulante líquido da empresa, no período, e compare as duas hipóteses, especificamente no que concerne ao valor de venda por unidade.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Um analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG), ao realizar uma auditoria nas contas de determinada empresa estatal, verificou que ela apresentava a seguinte situação Patrimonial em 31/12/2022:

 

ATIVO

– Ativo Circulante (Disponível) – 250.000

– Ativo Não Circulante (Intangível) – 50.000,00

TOTAL DO ATIVO = 300.000

 

PASSIVO

– Passivo Circulante (Empréstimos) – 20.000

– Passivo Não Circulante (Empréstimos) – 80.000

– Patrimônio Líquido (Capital Social) – 200.000 –

TOTAL DO PASSIVO + PL = 300.000

 

Considere as seguintes informações para resolução: os empréstimos, no valor de R$ 100.000,00, foram obtidos em 31/12/2022, sobre os quais incide taxa de ju…

Durante a realização do trabalho na empresa Praia do Cerrado S.A., a equipe de auditoria externa observou que havia um ativo imobilizado que apresentava as seguintes características:

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  • Custo do Ativo registrado na contabilidade: R$140.000,00;
  • Comissão de venda paga pelo vendedor: R$3.000,00;
  • Frete pago pela venda do ativo: R$2.500,00;
  • Depreciação acumulada: R$35.000,00;
  • Capacidade de produção projetada para os próximos 3 anos, sendo que após este período será reduzido a sucata sem valor residual:
  • 1º ano: 3.000 unidades;
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  • 3º ano: 2.500 unidades.
  • O fluxo de caixa líquido referente a venda de cada unidade será de R$…

Uma sociedade empresária apresentava em 31/12/X0 o seguinte balanço patrimonial (em milhões de Reais):

Os móveis tinham vida útil de 4 anos e valor residual de zero.

No ano de X1, aconteceram os seguintes fatos (em milhões de Reais):

  • Pagamento da dívida com funcionários.
  • Contração de empréstimo bancário no valor de R$50.000 para pagamento em março de X3.
  • Venda de todo o estoque por R$60.000 para recebimento em janeiro de X2. A empresa estimava perdas com crédito de liquidação duvidosa de 2%.
  • Reconhecimento e pagamento de despesas gerais no valor de R$12.000.
  • Reconhecimento da despesa de depreciação dos móveis.
  • Realização do teste de recuperabilidade dos ativos imobilizados. O terreno tinha…

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