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Q92993 | Contabilidade de Custos
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2010
Órgao: TRE MT - Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso

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Uma holding deseja reestruturar suas unidades produtivas. Em seu processo de criação, foram incluídas duas fábricas (A e B) que produzem o mesmo produto e que possuem características regionais distintas, que afetam diretamente sua estrutura de custos e despesas fixas. A política da empresa é manter apenas uma unidade de produção de cada tipo de produto. A carga tributária é a mesma: 12,5% sobre a receita auferida. A empresa adota a relação custo-volume-lucro como parâmetro para a tomada de decisões. Parte das informações relativas a essa empresa é apresentada na tabela abaixo.
descrição dos componentes fábrica A fábrica B
componente custo por unidade produzida (R$)
material direto 20,00 15,00
mão de obra direta 13,00 20,00
outros componentes diretos 12,00 16,00
componente gasto mensal
custos indiretos fixos 8.000,00 5.000,00
despesas totais fixas 12.900,00 8.000,00
componente outros dados
preço de venda unitário (em RZ) 65,00 68,00
capacidade máxima de produção mensal 5.000 unidades 9.000 unidades
média de venda mensal 3.000 unidades 6.000 unidades
Considerando as informações apresentadas no texto e as variações apresentadas na tabela acima, elabore um texto dissertativo que recomende a venda de uma das unidades fabris, tendo como fundamentação de análise da relação custo-volume-lucro e margens obtidas pelas fábricas. Ao elaborar o seu texto contemple, necessariamente, os seguintes aspectos:
  • análise das margens obtidas pela fábrica A;
  • análise das margens obtidas pela fábrica B;
  • justificativas e fundamentações para o fechamento de uma das fábricas.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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BancaCebraspe (Cespe)

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