Na figura I, abaixo, é mostrada a dificuldade de um cadeirante para vencer o desnível do meio-fio, que consiste em uma das muitas barreiras arquitetônicas que pessoas com mobilidade reduzida enfrentam em seu dia a dia. Na figura II, por sua vez, são estipuladas dimensões para o rebaixamento de calçada e, na figura III, são assinaladas instruções a respeito do rebaixamento de calçadas.
Conforme as figuras II e III evidenciam, as políticas de mobilidade e acessibilidade urbana incorporaram diversos conceitos e legislações, entre as quais a NBR 9050, que apresentou conflitos em relação a legislações anteriores. Considerando o conjunto de informações apresentadas, proponha soluções para o problema da acessibilidade e mobilidade urbana, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- conceituação de acessibilidade e mobilidade urbana;
- conceituação e exemplificação de barreira arquitetônica urbana;
- identificação das diferenças entre as recomendações projetadas na figura II e as instruções apresentadas na figura III.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A administração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) pretende deslocar seus escritórios administrativos para um único galpão térreo de 400 m2, com 3,5 m de pé direito. O galpão se localiza em uma movimentada área urbana da cidade de João Pessoa, a 5 m de distância das avenidas que contornam o lote. As paredes, o piso e a laje do galpão deverão ser reformados para alocar 80 trabalhadores auxiliares administrativos.
Visando à diminuição dos custos operacionais mensais e à utilização de estratégias sustentáveis de arquitetura para o novo local, a administração da empresa solicitou ao seu corpo técnico arquitetônico um esboço de projeto que contemplasse ao máximo o conforto ambient…
O município de Porto Nacional, localizado no estado do Tocantins, apresenta um acervo arquitetônico representativo da mineração do ouro, possuindo um número relevante de edificações históricas tombadas pelo IPHAN. Recentemente, o município foi contemplado com uma verba federal para a construção de habitações unifamiliares de cunho social e o arquiteto da prefeitura iniciou a elaboração do projeto de uma edificação unifamiliar de cunho social que deverá ser usado como padrão para a construção de cinquenta habitações, a fim de atender a demandas de famílias do município que trabalham com mineração.
Considerando a situação hipotética acima, que o MPTO irá fiscalizar as obras em apreço e que o m…
Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados, seja como espaços do cotidiano, seja como lugar de convivência nas mais diversas escalas, seja como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano.
Eugenio Fernandes Queiroga. Da relevância pública dos espaços livres: um
estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. In: Revista do Instituto de Estudos
Brasileiros, São Paulo, n.º 58, jun./2014, p. 105-132 (com adaptações).
1.º Conquanto…



