Graças à web, às redes comunitárias, aos fóruns de discussão e outros blogs, acessamos não mais “um outro mundo”, mas sim “um mundo outro”. Isto é, um mundo que faz parte das dimensões que o racionalismo moderno deixara de lado.
Falo de tudo o que diz respeito à dimensão lúdica, onírica, imaginária da existência. É essa ligação entre o “arcaísmo” e o desenvolvimento tecnológico que me leva a não compartilhar o pessimismo que se dissemina entre as elites sociais. Existe hoje, em particular entre as jovens gerações, uma inegável vitalidade, que se exprime em novas formas de solidariedade e de generosidade. A web favorece antigas formas de hospitalidade, que foram a marca das sociedades pré-modernas. Desse ponto de vista, sim, sou um otimista.
Tempo bom, tempo ruim
Se fossem os anos 90, talvez o menino estivesse jogando bola com os vizinhos no meio da rua. Enquanto isso os adolescentes e jovens, também nas calçadas, estariam conversando entre si, da mesma forma que os adultos estariam nos bares tomando cerveja, batendo papo e ouvindo música de fossa.
Mas são os anos 10 do século XXI, em sua segunda metade (…). E hoje não é normal telefonar para ninguém, a não ser em alguns casos relacionados ao trabalho, mas escrever (digitar, para ser mais correto) tornou-se a lei da comunicação. O WhatsApp é o aplicativo rei.
Aqueles que são críticos a tudo que é novo, veem com maus olhos essa forma de interação, uma vez que as vozes foram reduzidas nas praças, nos bares, nas ruas, dentro de casa. Todos olham para o smartphone e conversam infinitamente com pessoas conhecidas e outras que jamais encontrarão pessoalmente. Não é um Second Life, é o real do nosso tempo. A globalização no seu auge, como ninguém poderia prever, trouxe para vida de qualquer indivíduo, a companhia nos momentos de solidão.
Os anos passados foram incríveis, realmente. Hoje vivemos em tempos rasos, dirão alguns. Mas é o nosso tempo. Vivemos em tempos de estresse e solidão. Está tudo confuso. É tempo bom e tempo ruim, mas é o nosso tempo e não dá pra fugir disso.
Disponível em:
<http://lounge.obviousmag.org/above_all/2016/06/tempo-bomtempo-
ruim.html>.
Acesso em: 10 jun. 2016.
Valendo-se de ideias próprias e das reflexões apresentadas acima, escreva um texto manifestando seu ponto de vista sobre o seguinte tema:
Nosso tempo: tempo bom, tempo ruim.