“A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos.” (Hannah Arendt)
(ARENDIT, Hannah. In: MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Direitos humanos, cidadania e educação. Disponível em: <http://www.jus.uol.com.br/
revista/texto/2074/direitos-humanos-cidadania-e-educacao>. Acesso em: 31 mar. 2011.)
“Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase. Embora particularidades nacionais e regionais devam ser levadas em consideração, assim como diversos contextos históricos, culturais e religiosos, é dever dos Estados promover e proteger todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, sejam quais forem seus sistemas políticos, econômicos e culturais.” (Parágrafo 5.º da Declaração e Programa de Ação de Viena, de 1993)
(MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Direitos humanos,
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



