Orientações aos candidatos para a prova de Redação
• Escolha apenas um dos temas propostos.
• Use a modalidade escrita culta da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• Observe que fuga ao tema implica nota zero.
TEMA 1
Não foram apenas os valores das famílias que mudaram. A constituição delas também se transformou muito. Hoje, já não existem regras para se formar um lar e o conceito de família desestruturada caiu por terra. Uma família organizada já não precisa mais ser composta por pais casados e seus filhos, como exigia o estereótipo padrão. Há lares harmônicos e desarmônicos em todas as maneiras de ser de uma família – pais solteiros, separados ou em novas uniões, irmãos que moram juntos, filhos criados por avós, uniões homossexuais, etc.
Essa nova visão permitiu o avanço mais significativo do campo familiar nos últimos tempos: as relações pautadas pelo afeto e não somente pelos laços de sangue, que expandiram a forma de se estabelecerem relações e inverteram o senso comum de que família é aquela com a qual temos parentesco. Nada disso. Família é aquela em que o afeto, o respeito e a consideração estão presentes e são levados a sério.
Rafael Tonon. Revista Vida Simples, novembro 2008, p.23-29.
Redija uma dissertação argumentativa sobre o tema: A nova visão de família.
TEMA 2
Aprendi a relatividade da verdade e da mentira com um filme de Orson Welles, onde ele próprio, em cena, afirma: “Estou aqui em Dublin e garanto a vocês que nesses 20 minutos de filme não falei nenhuma mentira”. Mas ele não está em Dublin coisa nenhuma, está no banco de um parque de Paris e só quem conhece muito bem as duas cidades vai saber que ele está mentindo. Welles está mostrando cruamente como é o nosso mundo.
Senão vejamos: mentimos nos chats da internet e somos alimentados por propaganda e publicidade, que apresentam um lado da verdade: o que interessa. Perfumes e desodorantes disfarçam nosso cheiro, roupas, as nossas formas, e a cultura de boteco, a nossa ignorância.
O mestre armênio Georges Gurdjieff diz que mentimos sempre, até quando pensamos que estamos dizendo a verdade. Ele garante que somos uma legião de “eus” internos: o que é verdade para um, pode ser mentira para o outro.
Liane Alves. Revista Vida Simples, novembro 2008, p.43.
Redija uma dissertação argumentativa sobre o tema: A verdade e a mentira nas relações sociais.