Tema I
Um evento com as dimensões da Copa do Mundo traz, naturalmente, grandes preocupações relacionadas com a segurança. É preciso que o país esteja preparado para garantir a integridade física e patrimonial dos visitantes e de sua população durante todo o torneio. Ao mesmo tempo, esse acontecimento motiva uma grande injeção de recursos (em um curto espaço de tempo) nessa área. Os investimentos podem ser, portanto, uma oportunidade para capacitar, integrar e modernizar forças e órgãos de segurança.
É cada vez mais reconhecida a necessidade de pensar a segurança pública de modo mais integrado — não apenas entre os entes federativos, mas também entre os serviços oferecidos para a população e políticas públicas desenvolvidas pelos governos, o que perpassa por outras áreas, como esporte, lazer, trabalho, saúde, educação.
As prefeituras são a esfera de governo mais próxima da população e a que melhor conhece as demandas, as necessidades, as características e os potenciais de seu território. E, em especial para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, é a prefeitura que pode articular os atores em torno de um projeto que não apenas garanta a segurança de cidadãos e visitantes durante o torneio, mas, acima de tudo, consiga contribuir para que cada uma das cidades-sede se torne um local mais seguro para seus habitantes.
(FÓRUM Brasileiro de Segurança Pública. Copa, cidades e segurança. Disponível em:< http://www.soudapaz.org/upload/pdf/guia_copa_
segura.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2014. Adaptado.)
Considere as ideias apresentadas no fragmento em destaque como uma oportunidade de refletir sobre o tema enfocado, e, em seguida, com base em sua própria vivência, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre a necessidade de garantia da integridade física e patrimonial dos visitantes e da população das cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014, apresentando sugestões em favor do aproveitamento conveniente dos investimentos advindos desse evento e da experiência vivenciada durante todo o torneio, ou seja, defendendo a ideia de um legado de melhores condições de segurança e de qualidade de vida deixado pela Copa para todos os habitantes do Brasil.