a) não desenvolver o tema proposto, ou seja, fugir ao tema proposto;
b) não desenvolver o tema na tipologia textual exigida;
c) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;
d) redigir seu texto a lápis ou a tinta em cor diferente de azul ou preta;
e) desenvolver o texto com menos de 20 (vinte) linhas ou mais de 30 (trinta) linhas;
f) redigir seu texto com menos de 200 (duzentas) palavras;
g) não for apresentada na versão definitiva ou for entregue em branco ou desenvolvida com letra ilegível, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, parágrafos e margens.
h) apresentar identificação de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).
A redação a ser produzida, pelo candidato, versará sobre tema da atualidade.
Nos meses finais do ano de 2009 um e-mail – usufruindo de toda a potencialidade e amplitude da internet como ambiente de comunicação – retirou da condição de quase invisibilidade um “marginalizado” instituto da Previdência Social brasileira – o auxílio-reclusão –, para, então, popularizá-lo no debate público sob a pecha de “bolsa- bandido”.
Não obstante a má qualidade das “informações” contidas no e-mail, cujo teor deturpava com dados incorretos a compreensão do instituto, sua repercussão foi intensa não só no meio virtual. Extrapoladas – através da polêmica e do sensacionalismo – as fronteiras da internet, o auxílio-reclusão se tornou objeto de uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC 30/2011), que, em síntese, visa produzir restrições em sua abrangência e aplicação.
Com frequência as abordagens que se debruçam sobre o auxílio-reclusão adotam, e não raras vezes se limitam, a um enfoque e ênfase de sua dimensão e caracterização jurídica, ainda que temperadas pelo discurso da dignidade humana dos dependentes do preso. Fragmenta se, então, a complexidade do instituto e se criam dele noções estereotipadas ou que o caricaturizam tanto “para o bem como para o mal”.
Visando amparar materialmente os dependentes do segurado recolhido à prisão, este benefício [auxílio-reclusão] se coaduna com os objetivos maiores da previdência social, a saber, sua inserção na trajetória da evolução histórica do Estado Democrático de Direito, bem como com correspondência com o ideal de solidariedade que orienta todo o sistema, tendo em vista a manutenção da dignidade da pessoa humana – um dos fundamentos da República Federativa do Brasil (PEREIRA NETTO; SILVA; SILVA, 2005, p. 803).
(CHIES, Luiz Antônio Bogo; PASSOS, Rodrigo
Com base no conteúdo acima veiculado e em outros de seu conhecimento, redija um texto dissertativo no qual você discuta, com argumentos convincentes, o auxílio-reclusão, sem, entretanto, copiar partes do texto de apoio.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



