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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q92127 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2019
Órgao: SEFAZ BA - Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
80 linhas

A-+=
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Você, como Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação da SEFAZ-BA, deverá realizar as atividades elencadas a seguir:
a. Desenhar o diagrama de orquestração baseado na notação BPMN 2.0 para o processo de Gerenciamento de incidentes, adaptado da ITIL v3 edição 2011, considerando a descrição simplificada. “O processo de Gerenciamento de Incidentes da SEFAZ-BA é acionado por um USUÁRIO solicitando ajuda do Suporte de 1º nível, responsável por responder a questão recebida deste usuário. O atendente de 1º nível analisa a questão; se a questão foi resolvida, este registra a solução, em seguida explica a solução ao usuário e finaliza o chamado; caso contrário, repassa a questão solicitando Atendimento de 2º nível para o Suporte de 2º nível. Se o suporte de 2º nível não tem dúvida, ele registra a solução e, em seguida, o suporte de 1º nível explica a solução ao usuário e finaliza; se ele tem dúvida, uma opinião especializada pode ser necessária e um Especialista de TI realiza o suporte especializado, em seguida registra a solução e o suporte de 1º nível explica ao usuário e finaliza. No diagrama devem constar os nomes de todos os envolvidos e as atividades grafados em negrito, utilizando os componentes e notação adequados. O que estiver em letra maiúscula corresponderá a um pool.
b. Dar suporte a um funcionário da SEFAZ-BA que está tendo problemas com o banco de dados Oracle 11g. Considerando que o banco de dados funciona em condições ideais e que o funcionário é identificado como Func22, o Auditor deverá fornecer os comandos SQL adequados para:
1. desbloquear a conta deste funcionário;
2. permitir que o funcionário acesse o banco de dados que está aberto;
3. alterar sua senha para Arbs#22@.
c. Participar do processo Controlar os Custos, com base no PMBOK 5a edição, que realiza o monitoramento do andamento de um projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos. Neste processo, é utilizado como método o Gerenciamento do Valor Agregado (GVA). As variáveis utilizadas no GVA são:
− VP − Valor Planejado: orçamento autorizado para a atividade.
− CR − Custo Real: custo que já foi gasto com a realização de uma atividade.
− VA − Valor Agregado: valor do trabalho realizado, que é o percentual realizado de uma atividade multiplicado pelo VP.
− VPR − Variação de Prazos: índice que permite verificar se a atividade está atrasada, adiantada (fora do prazo) ou no prazo. VPR = VA − VP
− VC − Variação de Custos: índice que permite verificar se a atividade está acima do orçamento, dentro do orçamento ou abaixo do orçamento. VC = VA − CR
Esse projeto: refere-se, hipoteticamente, ao Controle Financeiro da SEFAZ; é composto de três atividades, cada qual com um
orçamento previsto; possui, em determinado momento, certa porcentagem de trabalho já realizado; e apresenta gastos que já
foram efetuados, conforme indicado a seguir:
− Atividade 1:
Obter e controlar receitas de impostos − orçamento R$ 100.000,00 − 100% realizado – gastos efetuados R$ 110.000,00
− Atividade 2:
Obter e controlar receitas de taxas – orçamento R$ 150.000,00 − 70% realizado – gastos efetuados R$ 60.000,00
− Atividade 3:
Controlar despesas − orçamento R$ 50.000,00 – 50% realizado − gastos efetuados R$ 100.000,00
Com base nesses dados:
− Calcular, para cada uma das atividades, separadamente: VA, VPR e VC.
− Indicar, com base no VPR, se a atividade está fora do prazo ou no prazo.
− Indicar, com base no VC, se a atividade está dentro, acima ou abaixo do orçamento.

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