Redes sociais se tornam importantes ferramentas de protesto
O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se propagam de forma assustadora. Todas elas se tornaram grandes ferramentas – não só para os usuários fazerem amizades, mas também para reclamarem e protestarem contra situações que julgam errado. As redes sociais funcionam hoje em dia como uma espécie de “arma” na hora de reivindicar direitos, expor ideias ou simplesmente elogiar determinada ação.
Nesses sites, os usuários criam conteúdo e compartilham com sua rede de amigos. Os manifestos sociais acontecem da mesma forma: o usuário que não gostou de algo expõe sua indignação na rede e seu protesto é repassado para todos aqueles que compartilham o mesmo pensamento.
Para o analista de mídias sociais Vinícius Pinto, os internautas têm reclamado de uma forma que dificilmente fariam na “vida real”. “Eles têm um sentimento de que estão ‘blindados’ pela tela do computador, pensam que o que eles falam não vai ter impacto em sua vida offline”, observa o analista.
Com a facilidade das redes sociais na divulgação de um manifesto, os protestos vêm acontecendo de forma bem expressiva. Assim, diversas empresas estão agora monitorando o que é falado sobre elas nas redes. Bruna Schoch, analista de mídias sociais, lembra o caso da empresa Brastemp, em que um consumidor, insatisfeito com um produto, fez um vídeo reclamando da marca e compartilhou o mesmo na internet. “O vídeo teve um grande número de visualizações e fez com que a Brastemp tomasse as devidas providências, resolvendo o problema do consumidor”, conta.
Agora, as pessoas estão procurando cada vez mais a internet para realizarem campanhas nas redes sociais. Segundos analistas, o povo se manifesta contra coisas que acredita que terão boa repercussão. “O que importa é a atenção que vão dar ao assunto”, opina Vinícius Pinto. Ele cita dois exemplos de manifestações, uma positiva e outra negativa: o lançamento do site do São Paulo Futebol Clube, ficando em primeiro lugar nos Trending Topics (ranking dos assuntos mais frequentes) do Twitter, e a hashtag (símbolo utilizado para identificar o assunto) Cala Boca Galvão, dos usuários irritados com o narrador Galvão Bueno durante a Copa 2010.
Adaptado de: http://viniciuspinto.com/midias-sociais/redes-sociais-se-tornam-importantes-ferramentas-de-protesto/. Acesso em: 20 abr. 2012.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo em que você manifeste seu ponto de vista a respeito da afirmação a seguir, extraída do texto “Redes sociais se tornam importantes ferramentas de protesto”. Utilize a língua portuguesa escrita culta padrão.
Para o analista de mídias sociais Vinícius Pinto, os internautas têm reclamado de uma forma que dificilmente fariam na “vida real”.