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Q92017 | Contabilidade Pública
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2013
Órgao: SUDENE - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
Cargo: Contador

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As inovações surgidas com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica Aplicada ao Setor Público número 16 aproximaram os procedimentos adotados na contabilidade aplicada ao setor público aos das empresas com fins lucrativos, gerando fenômenos antes não considerados pela administração pública, o que resultou em diferenças significativas no trato das receitas e despesas governamentais.
Analise essas diferenças com base nos seguintes tópicos:
  • Regime contábil da receita e da despesa, incluindo os respectivos estágios de referência.
  • Enfoque contábil atual em comparação com o anterior.
  • Quais os subsistemas de contas, destacando os que geram efeitos de apuração de resultados, citando em que situações esses efeitos ocorrem.
  • Depreciação, amortização e exaustão com seus reflexos patrimoniais, e de que forma são evidenciadas nos demonstrativos contábeis.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Questões Relacionadas

MatériaContabilidade Pública
BancaFGV

A despeito de todos os avanços na geração e divulgação de informações contábeis por entidades públicas, um desafio que ainda persiste se refere às informações de custos. A institucionalização de tais informações tem o potencial de auxiliar na tomada de melhores decisões em termos de alocação de recursos e avaliação de resultados. A NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público e o Manual de Informações de Custos do Governo Federal (Portaria STN nº 518/2018) proveem bases conceituais para avanços nessa área.

A partir do contexto apresentado, elabore um texto dissertativo que aborde os seguintes elementos:

a) objetivos da adoção de um sistema de informação de custos em uma ent…

Em 31/12/2023, uma entidade do setor público recebeu, a título gratuito, um terreno, para ser utilizado a serviço da administração municipal, na construção de um prédio administrativo. Na data, o valor justo do terreno era de R$ 80.000.

Em 31/12/2024, a entidade verificou que o valor justo do terreno era estimado em R$ 85.000, enquanto as despesas incrementais diretamente atribuíveis à venda eram estimadas em R$ 8.000. Ainda, o valor em uso era estimado em R$ 78.000.

Em relação ao terreno, responda ao que se pede a seguir.

A) Apresente a classificação no balanço patrimonial da entidade. Justifique sua resposta.
B) Indique o valor de mensuração no balanço patrimonial da entidade em 31/12/2023…

Durante uma auditoria de regularidade na Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada em janeiro de 20×2, a equipe de fiscalização do Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) constatou os seguintes fatos, todos registrados como restos a pagar processados em 20X1:

 I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 e pagos em janeiro de 20X2.

II Medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1, mas recebidos e pagos em janeiro de 20X2.

III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 e pagos também em dezembro de 20X1.

Ademais, embora não fosse o escopo inicial da auditoria, foi encontrado mais um fato:

IV as despesas relativas ao décimo terceiro salário dos …

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