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Órgão
Ano
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Q91987 | Biblioteconomia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2009
Órgao: IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
30 linhas

A-+=
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A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos serviços de referência permite que se localizem informações e documentos de maneira muito mais rápida, substituindo instrumentos manuais, como os catálogos em ficha. Com isso, a eficiência dos serviços de referência e a capacidade de atendimento das necessidades dos usuários foram grandemente aumentadas e também a biblioteca economizou tempo de pessoal e recursos financeiros. Com a utilização da Internet, as bibliotecas passaram a oferecer serviços de referência digital, prestando melhor atendimento tanto aos usuários presenciais como aos usuários remotos.
Patrícia Pessoa e Murilo Bastos da Cunha. Perspectivas dos serviços de referência digital. João Pessoa, Inf. & Soc.:Est., v. 17, n.º 3, p. 69-82, set./dez./2007.

.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema

Serviços de referência digital

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
  • tipos de serviços de referência;
  • caracterização dos serviços de referência digital e indicação das tecnologias disponíveis para esse tipo de serviço.

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MatériaBiblioteconomia
BancaCebraspe (Cespe)
Redija um texto dissertativo acerca do processo de indexação. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
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Nossa contemporaneidade possui uma grande demanda por critérios éticos, capazes de orientar políticas de informação com o objetivo de promover a inclusão social, priorizando aquelas informações realmente capazes de educar para a cidadania, para a melhoria da qualidade de vida. Vivemos em meio a um excesso de informações que, paradoxalmente, representa um grande obstáculo à informação. Essa aposta no excesso investe contra a qualidade e legitimidade dos conteúdos.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto. Ética, responsabilidade social e gestão da informação nas organizações.
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Consideran…

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