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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q91891 | Engenharia Mecânica
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2019
Órgao: IDAM - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas
20 linhas

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Leia, a seguir, um trecho de uma reportagem do Jornal da Unicamp a respeito de uma falha detectada pelo Prof. Dr. Itamar Ferreira em cubos de roda de um veículo em 2010:

“Decisão inédita do Ministério da Justiça, do início de março de 2010, que determinou à Fiat a realização de um recall para troca do cubo de rodas traseiras do veículo modelo Stilo, fabricado a partir de 2004, além de uma multa no valor de R$ 3 milhões, foi baseada em laudo técnico emitido pelo professor Itamar Ferreira, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A determinação acontece na sequência de expressivos recalls feitos por grandes montadoras, entre as quais a Toyota e a Honda. Contratado pela empresa Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Ferreira analisou três peças sinistradas e seis equipamentos novos produzidos tanto com ferro fundido nodular quanto com aço forjado. Foram feitos estudos comparativos de propriedades mecânicas e, principalmente, de micromecanismos de fratura dos dois materiais. O laudo apontou que o risco de falha com o ferro fundido é muito grande, simplesmente porque ele tem menor resistência à fratura. Isso foi mostrado quantitativamente. É óbvio que se as dimensões do cubo fossem diferentes e se houvesse controle sobre outras variáveis de projeto, o risco de fratura diminuiria, afirmou o docente.”

(BARBIERI, Jeverson. Laudo de docente da FEM
fundamenta recall: Documento aponta que é grande o risco de falha com o ferro fundido. Jornal da Unicamp, Campinas, 05 abr. 2010. Caderno Único, p. 9. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/abril2010/ju456_pag09a.php>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2018.)

A respeito da falha relatada no texto acima, disserte e explique o que são “a falha por fadiga e o limite de fadiga de um material”. Ao final da sua resposta, argumente e dê um exemplo de um fator que pode alterar o limite de resistência à fadiga de um material que fora previamente medido em laboratório.

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