A validade perde-se com rapidez. A ferramenta mental, a curiosidade, a capacidade de raciocínio que eu possa ter desenvolvido no aluno, essa são dons permanentes.
O sistema de ensino ainda enfatiza o conteúdo e utiliza demais os verbos “identificar” e “descrever” como parte do sistema de avaliação. Aprende-se mais na internet do que na sala de aula. Não é um processo fácil de resolver.
(Trecho de entrevista de Leando Karnal. Disponível em: educacao.estadao.com.br. Com adaptações)
A partir do texto acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito dos argumentos levantados. Justifique seu ponto de vista.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…
Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…



