As baleias, como a jubarte, mink, orca, baleia azul, franca e bryde, e várias espécies de golfinhos, entre eles o rotador, já podem desfrutar da costa da brasileira como um santuário de preservação e proteção. Decreto do presidente da República, publicado em 18/12/2008 no Diário Oficial da União, reafirma o interesse nacional no campo da preservação e da proteção desses cetáceos, permitindo a pesquisa científica de uso não-letal e o aproveitamento turístico ordenado.A data do decreto coincide com os 21 anos da lei internacional que, desde 1986, proíbe a caça a baleias. Com a norma, o Brasil marca sua posição internacional em relação a outros países que defendem a caça.O decreto presidencial diz que a União promoverá, por meio de canais diplomáticos e de cooperação competentes, a atuação do Brasil nos foros internacionais e a articulação regional e internacional necessária a promover a integração em pesquisas e outros usos não-letais dos cetáceos.Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptações).
- conflito de interesses socioambientais entre países e a proposta de santuário do Atlântico Sul;
- áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Brasil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza;
- políticas públicas que possam incentivar os usos não-letais dos cetáceos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Há séculos a população ribeirinha amazônica realiza a procura por colmeias na mata, com o consumo do mel de abelhas nativas, utilizando-o, principalmente, de forma medicinal, no combate a doenças pulmonares, à infecção dos olhos e à falta de apetite. No entanto, a extração tradicional pode ser predatória, se não forem tomados os devidos cuidados com a manutenção da colmeia explorada.
Brasil. Guia Ilustrado das Abelhas “Sem-Ferrão” das Reservas Amanã e Mamirauá
(Hymenoptera, Apidae, Meliponini), 2013 (com adaptações).
A criação de abelhas tem mudado a rotina de agricultores familiares do município de Itapiranga, no interior do Amazonas, a 339 km de distância da capital. Por meio do incentivo …
As expressões funções ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos muitas vezes são confundidas na literatura. As funções definem os processos e componentes biológicos, geoquímicos e físicos que ocorrem dentro de um ecossistema, ao passo que os serviços abrangem os benefícios tangíveis e intangíveis que os humanos obtêm dos ecossistemas.
Em relação ao solo, os serviços ecossistêmicos (SE) derivam de diferentes funções do sistema e, por sua vez, cada serviço ecossistêmico está associado a grupos específicos da biota do solo.
São reconhecidas normalmente quatro classes de SE: provisão, regulação, suporte e cultural.
Serviços de provisão referem-se a produtos obtidos dos ecossistemas, como alimento…
A Amazônia não apenas é a floresta tropical mais diversificada do mundo, como também é a região na América tropical que mais contribuiu para a sua biodiversidade total. Durante o passado geológico, a Amazônia passou por mudanças geográficas e climáticas significativas, que influenciaram a evolução das espécies, inclusive das abelhas sem ferrão. A partir dessas informações, redija um texto dissertativo discorrendo sobre como a Amazônia influenciou o sucesso reprodutivo e ecológico desses polinizadores.



