sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q91790 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: MIN - Ministério da Integração Nacional
Cargo: Administrador

A-+=
novo
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A Constituição Federal de 1988 introduziu mudanças significativas no campo da orçamentação pública. Entre elas, importa salientar: a obrigatoriedade do planejamento de médio prazo, dado o caráter imperativo da norma que institui o plano plurianual; o envolvimento do Poder Legislativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública e na formulação das políticas públicas de arrecadação e de alocação de recursos, em virtude do conteúdo dado à lei das diretrizes orçamentárias, e o desdobramento da lei orçamentária anual em três orçamentos distintos: fiscal; de investimentos de estatais; e da seguridade social.
Osvaldo Maldonado Sanches. O ciclo orçamentário: uma reavaliação à luz da Constituição de 1988. (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
PLANEJAMENTO PÚBLICO NA VIGÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
  • aponte e comente os principais problemas na implementação das normas constitucionais;
  • analise, criticamente, as diversas fases em que se desdobra o planejamento;
  • aponte e comente aspectos negativos vinculados especificamente à lei orçamentária anual.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaCebraspe (Cespe)

A FUNPRESP-EXE promoveu capacitação voltada ao planejamento estratégico, destinada a todos os gerentes e diretores da organização. O evento, que aconteceu no auditório da fundação, durante todo o dia, teve como objetivo nivelar o conhecimento dos participantes, facilitando assim o trabalho de construção do novo planejamento estratégico da instituição para os anos de 2025 a 2029. O diretor-presidente da Funpresp destacou a importância do evento. “Essa capacitação é essencial para que todos os gestores estejam alinhados com a visão estratégica da nossa fundação. Um planejamento bem-feito é a base para alcançarmos nossos objetivos de eficiência, transparência, baixo custo, produtos e serviços a…

MGI capacita servidores em gestão de riscos com certificação internacional

Iniciativa reuniu 25 profissionais de órgãos do ColaboraGov e assegura certificação no padrão ISO 31000:2018

“Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, entre os dias 1º e 5 de setembro, o curso “ISO 31000:2018 – Capacitação em Gestão de Riscos C31000 – Certified ISO 31000 Risk Management Professional”, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. A capacitação foi disponibilizada a todos os órgãos do ColaboraGov e contou com a participação de 25 profissionais das Assessorias Especiais de Controle Interno do MGI, do Ministério da Fazenda, do Ministério dos Povos Indígenas e do…

Nas últimas décadas, governos, universidades e organizações públicas vêm buscando institucionalizar práticas de inovação, criando estruturas como laboratórios de inovação, núcleos tecnológicos, hubs de cocriação e parcerias público-privadas. Tais arranjos representam uma tentativa de superar a rigidez burocrática e adaptar o setor público às transformações tecnológicas, sociais e econômicas do século XXI.

No entanto, o simples surgimento dessas estruturas não garante resultados. A efetividade da inovação institucional depende de fatores como cultura organizacional, governança e capacidade de articulação entre diferentes atores (Estado, empresas, universidades e sociedade civil).

Considerando…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários