- dê exemplos de problemas urbanísticos comuns em situação de parcelamento do solo;
- dê exemplos de três instrumentos jurídicos e políticos previstos no Estatuto da Cidade para o parcelamento do solo e sua aplicação pelo poder público local;
- dê exemplos de soluções para a adequação do parcelamento do solo aos preceitos da Agenda 21.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A cidade sustentável, diretriz do Estatuto da Cidade, é ambientalmente equilibrada e nela não encontram lugar o crescimento desordenado, que gera efeitos negativos ao meio ambiente, o uso inadequado dos imóveis, a proximidade de usos incompatíveis, a poluição e a degradação ambiental, sendo preconizadas a proteção, a preservação e a recuperação do meio ambiente natural e construído, patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico, como orientação para o conteúdo da função social dos imóveis.
Maria Etelvina Guimaraens. Função social da cidade e da propriedade urbana. In: Vanêsca Buzelato Prestes (org.). Temas de direito urbano-ambiental. Belo Horizonte: Fórum, 2006, p. …
Um empreendedor decidiu construir um condomínio residencial em uma área urbana em que não há sistema viário. No projeto do condomínio, não foi prevista a infraestrutura básica. Além disso, o terreno demonstra possíveis restrições para o parcelamento do solo.
A partir das informações apresentadas, redija um texto dissertativo orientando empreendedor, com base no disposto na Lei n.º 6.766/1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, sobre as medidas a serem tomadas nessa situação. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina as duas formas de parcelamento constantes na lei e indique, de forma justificada, a forma adequada de parcelamento do solo à situação. [valor: 45,00 pon…
Durante processo discriminatório administrativo (PDA) de terras rurais no município de Miguel Leão – Piauí, identificou-se, em campo, a existência da Fazenda Novo Talismã, com agropecuária realizada de acordo com a legislação agrária e ambiental, devidamente matriculada no registro de imóveis competente, com área de 150 hectares. O PDA no estado do Piauí é disciplinado pela Lei estadual n.º 8.006/2023, aplicando-se, no que couber, as disposições da Lei n.º 6.383/1976, que disciplina o procedimento para terras devolutas federais. O módulo fiscal do município de Miguel Leão – PI é de 20 hectares.
Na fase de habilitação do PDA, o proprietário registral da Fazenda Novo Talismã apresentou-se como…



