Os cinco mitos da gentrificação
Ora o fenômeno da gentrificação é pintado como destruidor de bairros; ora como um movimento capaz de “salvar” cidades
Tudo sobre gentrificação é controverso, até mesmo a definição desse fenômeno. Um estudo recente do sociológo Michael Barton comparou os termos usados pelo jornal The New York Times e por pesquisadores para falar do tema. Ele descobriu que os dois lados pouco concordam sobre onde a gentrificação está ocorrendo. E esse não é único ponto em que não há convergência de opiniões. Ora a gentrificação é pintada como um fenômeno destruidor de bairros; ora como um movimento capaz de “salvar” cidades. Essas duas visões antagônicas ocorrem, em parte, em razão de equívocos sobre o significado da palavra gentrificação e sobre os aspectos nela envolvidos. […]
Em boa parte dos estudos publicados sobre o tema e também das reportagens nos veículos de comunicação mundo afora, a gentrifricação é um conceito que engloba o aumento rápido do preço do aluguel em bairros de baixa renda e as desproporcionalidades financeiras e sociais que isso pode trazer. Ou seja, o desencontro crescente, em razão da especulação imobiliária e outros fatores, entre as pessoas que já moravam nesses locais e as que chegaram recentemente.
(Fonte: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/os-cinco-mitos-da-gentrificacao-98ipcawsb7hc6cs98cg2vw9x4>. Acesso em 24/09/2016.)
Escreva um texto abordando o tema da gentrificação, considerando os seguintes aspectos:
1. a gentrificação levaria a uma queda/aumento na criminalidade;
2. a gentrificação causaria o deslocamento dos mais pobres para a periferia;
3. a gentrificação seria um processo natural.
Seu texto deve:
• trazer uma contextualização do tema;
• trazer considerações acerca dos aspectos elencados;
• expressar um posicionamento sobre esse fenômeno;
• ter entre 12 e 15 linhas.