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Q91376 | Matemática Financeira
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2015
Órgao: CODEMIG - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Cargo: Analista de Desenvolvimento Econômico - CODEMIG
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Um analista recebeu uma planilha onde havia as projeções de fluxo de caixa em milhares de Reais referentes a duas alternativas mutuamente excludentes denominadas “A” e “B” para a realização de um projeto de investimento em um novo negócio da empresa onde atua, conforme tabela a seguir:
Ano Projeto A Projeto B
0 -700,00 -1.100,00
1 200,00 300,00
2 300,00 350,00
3 350,00 500,00
4 400,00 550,00
5 450,00 650,00
Ao calcular a Taxa Interna de Retorno – TIR de cada projeto e a TIR Incremental do Projeto B em relação ao Projeto A, ele encontrou corretamente os seguintes resultados:
TIR A = 33,32% a.a.
TIR B = 27,22% a.a.
TIR (B – A) = 15,77% a.a.
Sabendo-se que o custo médio ponderado de capital da empresa, que será utilizado como taxa de desconto desses fluxos de caixa, é de 14,50% a.a., que o objetivo do analista é atender aos anseios de maximização de riqueza dos donos da empresa, e que se o projeto A for escolhido a sobra de capital será aplicada ao próprio custo de oportunidade da empresa, responda:
A) Qual projeto deve ser escolhido? Justifique sua resposta.
B) Se o custo médio ponderado de capital da empresa fosse, na verdade, de 18,00% a.a., qual projeto deveria ser escolhido? Justifique sua resposta.
B) Existe uma taxa de desconto para esses fluxos de caixa que tornaria indiferente escolher o projeto A ou o projeto B? Se sim, qual seria? Justifique sua resposta.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Ano Projeto A Projeto B
0 -700,00 -1.100,00
1 200,00 300,00
2 300,00 350,00
3 350,00 500,00
4 400,00 550,00
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