Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A “Fé Pública” dos documentos, certamente como resultado de um valor simbólico, entendido como fundamental na organização das sociedades modernas, constitui um bem jurídico que ao Estado cabe preservar.
Discorra sobre o que justifica essa responsabilização do Estado e qual sua relação com a Ética Profissional do Arquivista.
Segundo José Maria Jardim, a legislação arquivística é um dos fundamentos para a definição e a implementação de políticas públicas na área dos arquivos, por isso, tende a ser considerada o marco zero de uma nova era arquivística e, muitas vezes, é saudada com um caráter redentor (Jardim, 2003, p. 38).
JARDIM. José Maria. O inferno das boas intenções: legislação e políticas arquivísticas. In: MATTAR, Eliana (org.). Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2003, p. 37-45.
No entanto, as políticas públicas arquivísticas envolvem uma série de fatores e dependem de um conjunto de aspectos que, interligados, vão garantir a definição e a implementação de políti…
“A gestão de documentos é fundamental para que qualquer organização possa realizar sua missão e atingir suas metas. Em diferentes fases, considerando a perspectiva de Rhoads (1989), o arquivista deve assumir um lugar de protagonista, uma vez que possui o conhecimento técnico e científico para elaborar o planejamento necessário à implantação e manutenção de um programa de gestão de documentos.” Oliveira, 2015, p.156
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. A gestão de documentos e os documentos produzidos no desenvolvimento de atividades científicas. In: OLIVEIRA, Lucia
Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (orgs.). Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes …



