sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q91138 | Direito Processual Civil
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2010
Órgao: BR - Petrobras Distribuidora S. A.

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Distribuidora X se insurge em face de procedimento adotado pela Empresa Y denominado faturamento antecipado, prática que pretende seja reconhecida como abusiva e ilícita.


Em linhas gerais, a Empresa Y realiza um faturamento de valores correspondentes a produtos solicitados pela Distribuidora X e por esta não retirados no curso do mês superveniente, fazendo, inclusive, incidir encargos (juros). A cobrança e o pagamento de tais valores, segundo a Empresa Y, são condições para o prosseguimento da relação com a X. A Empresa Y fundamenta sua prática na lei, nas práticas do mercado e na então vigente Portaria 72/2000 da ANP. “Art. 10. O saldo de quota será incorporado à quota do mês seguinte.” E, de acordo com o seu Artigo 2º, IX: “A t. 2º Para os fins desta Portaria, ficam estabelecidas as seguintes definições: IX – saldo de quota: volume não recebido ou não retirado pelo distribuído;”.


Sabe-se que a Distribuidora X não tem linha de crédito a seu favor junto à Empresa Y e que, no contrato, há cláusula (também impugnada pela distribuidora) a qual consigna que o pagamento para os adquirentes sem crédito pré-aprovado deve ocorrer em uma única parcela e à vista.


Analise a situação jurídica vivenciada pelas empresas, emitindo parecer que esgote a fundamentação e a argumentação possíveis.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Processual Civil
BancaCesgranrio
P promove ação através do procedimento comum em face de T. No prazo de defesa, o sujeito passivo apresenta alegação de incompetência relativa, aludindo que a comarca J não seria a prevista no contrato. Posteriormente, após a designação de audiência de conciliação, passou a presidir o processo o magistrado K, esposo da advogada do autor P. Cientificado, o réu apresentou a defesa cabível, aduzindo parcialidade do juiz K. As alegações vieram a ser rejeitadas por decisão monocrática do juiz K. Não houve interposição de recurso contra a referida decisão. Não tendo as partes apresentado outras provas, o juiz K proferiu sentença, julgando o pedido formulado pelo autor P procedente, em parte. Apres…
Um correntista do Banco Y propõe ação de reparação de danos, aduzindo que o seu cartão bancário foi clonado e foram realizadas diversas operações em caixas eletrônicos e pela internet, gerando prejuízos materiais de R$ 20.000,00. Pleiteou danos morais no valor de R$ 100.000,00, tendo sido adotado o procedimento sumário. Aduziu, ainda, que a sua conta-corrente seria em conjunto com sua esposa e que os prejuízos seriam dobrados. No entanto, não apresentou a referida procuração e propôs a ação individualmente. O processo foi distribuído ao Juízo da 10a Vara Cível da Comarca Z, vinculada ao estado W. Regularmente citada, a instituição financeira apresentou contestação indicando em resumo: a) vic…

Um gerente de operações de sociedade empresária foi cientificado pelo Departamento Jurídico da ocorrência de julgamento sobre o pagamento de determinados tributos federais, tendo transitado em julgado contra os interesses do contribuinte. Após auditoria, foi verificado que havia ocorrido, no julgamento de apelação, voto vencido. Consoante as regras do Código de Processo Civil, o julgamento, por maioria de votos, deve ser retomado com quorum ampliado, o que inocorreu no caso referido. Revendo a causa, o chefe do Departamento Jurídico pediu autorização para propor ação rescisória do julgado. Após ler atentamente o enunciado, elabore um texto que, nos termos da jurisprudência dos tribunais, con…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários