Texto I
O patrimônio mais importante de uma empresa são as pessoas que dela fazem parte, pois mesmo estando na era da informação e da tecnologia o intelecto humano vem sendo a base que sustenta as organizações.
“As organizações vivem a era da gestão do capital intelectual, buscando incessantemente atrair e preservar o conhecimento existente e gerar inovações por meio da criatividade.”
(Macêdo, 2007, p. 50.)
Texto II
Estamos em uma era em que a informação e a tecnologia estão dominando nossas vidas, por isso é que o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, pois é preciso muito conhecimento para trabalhar com as novas máquinas que constituem uma empresa. Neste milênio, o conhecimento será o principal instrumento de ascensão profissional, por isso deve-se sempre buscar novas formas de trabalho, estar atualizado, reciclar-se, pois as melhores oportunidades, os pontos mais elevados e as melhores remunerações vão para aqueles que estão sempre em busca de novos saberes.
“As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo à excelência.”
(Koulopoulos, 1997 apud Chiavenato, 2009, p. 134.)
O pedagogo, dentro da empresa, tem como um dos objetivos auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e valorizar as ideias de cada um. Considerando o assunto exposto nos textos motivadores, discorra sobre o papel do pedagogo e a importância da valorização humana nas empresas.