“A responsabilidade social corporativa é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. Assim, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento e estratégia de suas atividades, buscando atender as demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários. Assim, as empresas não deixariam de incluir o lucro como objetivo, porém, ao invés de priorizar a maximização de lucros de curto prazo, as organizações deveriam buscar lucros a longo prazo, obedecer às leis e regulamentações, considerar o impacto não mercadológico de suas decisões e procurar maneiras de melhorar a sociedade.”
(Instituto Ethos, 2014.)
Para Carrol (1999), a responsabilidade social corporativa engloba as expectativas econômicas, legais, éticas e filantrópicas por parte da sociedade em relação às organizações em determinado ponto do tempo. Concordando com Carrol (1999), Machado Filho aponta que a Responsabilidade Social Corporativa se refere, de forma ampla, a decisões de negócios tomadas com base em valores éticos, que incorporam as dimensões legais, o respeito pelas pessoas, comunidades e meio ambiente, constituindo-se no conjunto de responsabilidades que as atividades de negócios devem preencher: econômicas, legais, éticas e filantrópicas. Nesse sentido, Ferrel e Ferrel (2001) caracterizam a Responsabilidade Social Corporativa em quatro dimensões: legal, ética, econômica e filantrópica.
Redija um texto explicando cada uma das dimensões ou “responsabilidades” que caracterizam a Responsabilidade Social Corporativa.