Construir um muro divisório com blocos e concreto se trata de uma tarefa relativamente simples. Porém, tal facilidade não significa que se deverá deixar de lado alguns cuidados com a escolha e o preparo dos materiais, assim como em relação ao processo de execução. A estabilidade necessária para garantir vida longa e segurança ao muro depende, antes de tudo, de um bom assentamento.
Os blocos deverão estar apoiados sobre fundações adequadas. Em terrenos com solo firme, a execução de um baldrame armado com blocos do tipo canaleta pode ser suficiente. Já em solos instáveis, pode ser preciso executar fundações mais profundas. Embora não precisem assumir função estrutural, os blocos de concreto também requerem atenção com a compra e o recebimento.
As peças quebradas, trincadas ou com deformações deverão ser descartadas. Considere, ainda, que o concreto utilizado deverá ter traços específicos, de acordo com a situação de aplicação. Antes de levantar os muros de divisa, é necessário consultar a Prefeitura Municipal para saber os alinhamentos corretos e se há exigências a serem atendidas, como, por exemplo, em relação
à altura do muro.
Acerca da situação hipotética apresentada, disserte sobre os procedimentos para a construção de muros de divisa com blocos de concreto tipo canaleta, até 2 metros de altura, abordando as técnicas construtivas, assim como as ferramentas que deverão ser utilizadas.