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Q90605 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: SEAPVer cursos
Ano: 2018
Órgao: TJ MG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais

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Tema: “Os obstáculos que os jovens enfrentam para ingressarem no mercado de trabalho”
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO 1
Quanto mais jovem, mais difícil é encontrar oportunidade no mercado de trabalho. É o que aposta a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do quarto trimestre, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice de desemprego no País é de 11,8% e a faixa etária que sofre com a falta de oportunidade vai dos 14 aos 17 anos (39%) e dos 18 aos 24 anos (25,3%). A falta de experiência seria o maior empecilho para os jovens em busca de uma carreira profissional.
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2869888/jovens-encontram-dificuldades-em-ingressar-no-mercado-de-trabalho (fragmento)
TEXTO 2
Com o mercado cada vez mais competitivo, faz-se necessário um grande investimento na formação e qualificação de talentos. Diante disso, muitos jovens têm encontrado no Programa Aprendiz uma oportunidade para ingressar no mundo do trabalho. A Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000 ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, estipula que as empresas devem contratar jovens efetivos na condição de aprendizes. O percentual de contratação é definido pelo porte das empresas. O número equivalente varia entre um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.
O alvo do Programa são os jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos, do ensino fundamental, ensino médio ou ensino técnico completo ou cursando. O Programa exige que esses jovens façam a complementação educacional em uma entidade de aprendizagem, concomitantemente à atividade desenvolvida na empresa. É uma excelente oportunidade de as empresas receberem uma quantidade de jovens educacionalmente mais despreparadas, com a condição de profissionalizá-los e aproveitá-los em seu quadro de funcionários após o período de realização do programa.
Fonte: http://viadeacesso.org/situacao-do-jovem-frente-a-crise-no-mercado-de-trabalho/ (fragmento)
TEXTO 3
A crise econômica e a taxa de desemprego assombram o país desde 2013, quando ocorreram grandes demissões em fábricas por toda a indústria brasileira, fechando diversos postos de operação. Desde então, os números e as previsões se mantiveram negativos e sendo impactados pela economia e pelas dificuldades impostas pela turbulência na área da política.
No início de 2017, a realidade e os dados continuaram ruins, afetando muitos trabalhadores e suas famílias. A taxa chegou a 13%, ou seja, com 13,5 milhões de desempregados. Somente no segundo trimestre do ano, os números passaram a indicar uma mudança de tendência e a mostrar sinais de que a crise está recuando com expectativas favoráveis para o mercado de trabalho em 2018. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a primeira queda significativa dos índices de desemprego no país ocorreu no segundo trimestre do ano.
Esse fenômeno não ocorria desde o final de 2014. Esses dados injetaram otimismo para economistas e para a população em geral, fazendo com que todos voltassem o olhar para o ano que se aproxima e passassem a pensar nas expectativas do mercado de trabalho para 2018.
Fonte: http://famesp.com.br/expectativas-mercado-de-trabalho-para-2018/ (fragmento)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos prévios adquiridos ao longo de sua formação redija um texto dissertativo-argumentativo. Ele tem de ser escrito em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema: Os obstáculos que os jovens enfrentam para ingressarem no mercado de trabalho.
ATENÇÃO: Seu texto deverá:
  • ater-se ao tema proposto e possuir argumentos bem fundamentados;
  • ser escrita em prosa e fazer uso da modalidade escrita culta da Língua Portuguesa;
  • conter um título;
  • apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos;
  • selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista;
  • ser autoral, ou seja, não conter cópias dos textos motivadores.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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