sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90592 | Português
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2017
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Os saberes necessários à prática do professor
O professor é um profissional que detém saberes de variados matizes e que tem como função principal educar crianças, jovens e adultos. Por isso, o saber profissional que orienta a atividade do professor insere-se na multiplicidade própria do trabalho dos profissionais que atuam em diferentes situações e que, portanto, precisam agir de forma diferenciada, mobilizando diferentes teorias, metodologias, competências e habilidades. Dessa forma, o saber profissional dos professores é constituído não por um saber específico, mas por vários saberes de diferentes matizes, de diferentes origens, aí incluídos, também, o saber-fazer e o saber da experiência.
Essa pluridimensionalidade do saber profissional dos professores é referendada por Maurice Tardif e Clermont Gauthier (1996), para quem “o saber docente é um saber composto de vários saberes oriundos de fontes diferentes e produzidos em contextos institucionais e profissionais variados”.
Entretanto, é preciso perguntar: por que o saber profissional dos professores é constituído por vários saberes? Com certeza, é porque, em suas atividades pedagógicas diárias, os professores, por exemplo, planejam, executam o plano didático, escolhem as metodologias que julgam condizentes, elaboram as tarefas para os alunos, administram a sala de aula e constroem os instrumentos de avaliação. Em outras palavras, os professores tratam da gestão da matéria e da gestão da sala de aula e, por isso, necessitam utilizar diferentes saberes para a consecução dos objetivos previamente definidos.
Emmanuel Ribeiro Cunha. Os saberes necessários à prática
do professor In: Revista Cocar, v. 1, n.º 2, 2007. Internet: <http://paginas.uepa.br> (com adaptações).
Redija um texto dissertativo apontando:
1 a principal característica do trabalho docente, conforme o texto apresentado; [valor: 3,00 pontos]
2 a peculiaridade mais marcante do saber profissional dos professores, conforme o texto apresentado; [valor: 3,00 pontos]
3 os recursos de organização retórica que o autor utiliza para explicar a principal característica do trabalho docente e a peculiaridade mais marcante do saber profissional dos professores. [valor: 3,50 pontos]

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPortuguês
BancaCebraspe (Cespe)

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.

O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …

Um analista ministerial especializado na área de letras do Ministério Público do Estado do Tocantins recebeu a tarefa de redigir um texto de divulgação, na página do Ministério, da seguinte matéria jornalística:

Ao longo de sua pesquisa a respeito das infâncias nas favelas do Rio de Janeiro, a antropóloga Camila Fernandes se deparou com dinâmicas diversas: desde a dimensão antecipada do cuidado — com crianças tomando conta de crianças — até a organização comunitária feminina em prol da tarefa — mães que contam com outras mulheres para zelar por seus filhos, nas conhecidas casas de cuidar. A pesquisa revela que as casas de mulheres que tomam conta de crianças na vizinhança das comunidades fun…

Uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas na área de linguagens, códigos e suas tecnologias é o respeito às diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais em suas esferas de socialização. O conhecimento, a análise e o confronto de opiniões acerca das diferentes manifestações da linguagem devem levar o aluno a respeitá-las e a preservá-las como construções simbólicas e representações da diversidade social e histórica.
As linguagens utilizam recursos expressivos próprios e expressam, na sua atualização, o universal e o particular. Na escola, o aluno deve compreender a relação entre as linguagens como meio de preservação da identidade de grupos so…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários