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Leia o texto.
A universidade sempre enfrenta, à sua maneira, os governos estabelecidos, se não de forma direta, institucional, mas através das tomadas de posição políticas de parte de seus docentes e pesquisadores. É claro que a universidade acaba sendo de alguma maneira lenta em suas reações, ela tem problemas de organização muito grande, é pesada, há distintas concepções que se chocam constantemente. É por isso que eu gosto muito de algumas falas ou concepções que não são necessariamente oriundas de engajamentos políticos profundos, mas são consequentes e procuram ou tentam colocar a universidade no centro do debate social. Eu cito o antropólogo Marcel Mauss (1872-1950), sobrinho e discípu…
Considere o caso apresentado a seguir para responder:
Uma profissional, recém-graduada em História e professora de uma escola da rede privada de educação em uma cidade do interior de Goiás, interessou-se pelo trabalho com classes hospitalares. Embora tenha feito algumas leituras sobre o assunto, procurou um pedagogo para esclarecer dúvidas e aprofundar o seu conhecimento acerca de aspectos relacionados à inclusão no âmbito de atendimento educacional hospitalar e domiciliar.
Tendo em vista a dificuldade de locomoção, em que condições torna-se possível a atuação pedagógica da professora, pelo NAEH, em sua cidade?
Leia o texto a seguir.
O Art. 205 da Constituição Federal de 1988 assevera que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Analise a importância do estabelecimento dos deveres citados na Constituição Federal, bem como sua relação com as finalidades da educação expressas nesse artigo.



