Uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas na área de linguagens, códigos e suas tecnologias é o respeito às diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais em suas esferas de socialização. O conhecimento, a análise e o confronto de opiniões acerca das diferentes manifestações da linguagem devem levar o aluno a respeitá-las e a preservá-las como construções simbólicas e representações da diversidade social e histórica.
As linguagens utilizam recursos expressivos próprios e expressam, na sua atualização, o universal e o particular. Na escola, o aluno deve compreender a relação entre as linguagens como meio de preservação da identidade de grupos sociais menos institucionalizados e aprender a respeitar as várias manifestações como produto de diferentes esferas sociais.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.
Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: SEMT, 2000, p. 9 (com adaptações).
Maurício de Sousa Produções. Internet: <www.google.com.br>.
Considerando que o excerto e a história em quadrinhos apresentados acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo correlacionando variação/diversidade linguística [valor: 4,00 pontos] e preconceito linguístico [valor: 4,00 pontos] e abordando como deve ser tratado o preconceito linguístico no contexto educacional formal [valor: 1,50 pontos].