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Q90165 | Direito Constitucional
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2016
Órgao: SEDU ES - Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

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TEXTO I
 
Como define a Constituição de 1988, em seu artigo 216:
 
“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:


I. as formas de expressão;


II. os modos de criar, fazer e viver;


III. as criações científicas, artísticas e tecnológicas;


IV. as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;


V. os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
 
TEXTO II
 
Quatro exemplos de patrimônios culturais brasileiros:


A. Ofício das Baianas de Acarajé: consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.


B. Ofício das Paneleiras de Goiabeiras: O processo de produção no bairro Goiabeiras Velha, em Vitória (ES), emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural. A panela de barro, fruto de um conjunto de saberes, constitui suporte indispensável para o preparo da típica moqueca capixaba.


C. Igreja de Santa Luzia (Vitória, ES): A Capela de Santa Luzia data do séc. XVI e é a edificação mais antiga de Vitória. A igreja destaca-se dos demais edifícios localizados em seu entorno por ser o único monumento com características originais da arquitetura colonial brasileira.


D. Coleção Lasar Segall, pertencente ao Museu Lasar Segall: O Museu Lasar Segall é sediado na residência e ateliê que pertenceu a Lasar Segall (1891-1957) e expõe obras do artista plástico lituano radicado no Brasil.
 
Tendo como referência os textos I e II, elabore uma sequência didática que apresente os momentos especificados abaixo e que utilize com propriedade dois dentre os exemplos de patrimônio cultural, cada qual de uma das duas modalidades: de material e imaterial, dados no texto II.
 
Sequência a seguir:


a. dinâmica em aula visando o levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema.


b. dinâmica em aula visando a apropriação pelos alunos do conteúdo conceitual referente ao tema.


c. proposta prática de atividade de artes.


d. Socialização dos resultados finais.


Obs.: É importante que os itens de a a d estejam articulados de forma a demonstrar a coerência da sequência didática proposta.

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