sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90142 | Pedagogia
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2018
Órgao: SEC BA - Secretaria de Estado da Educação da Bahia
Cargo: Professor
20 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Uma professora de História, responsável pelas turmas de 9os anos do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada na periferia de Salvador, constatou que mais de 40% de seus alunos e alunas não tinham o domínio esperado na compreensão de textos e de raciocínio lógico, o que dificultava bastante o estudo dos conteúdos de História. Conversando com os colegas responsáveis pelas disciplinas de Matemática, Ciências e Artes, os mesmos confirmaram essa impressão e disseram enfrentar a mesma dificuldade para o ensino de seus conteúdos específicos, ainda que reconhecessem que eles fossem muito criativos.
A escola tinha caracterizado seus alunos, no Projeto Político Pedagógico, como a maioria sendo pobres e muito pobres (65%), 62% negros, filhos de pais de baixa escolaridade (48%) e com idades entre 14 e 18 anos. Quase a metade dos alunos colaborava com o sustento da família, em especial no mercado informal da região da Grande Salvador.
Em função disso e depois de conversarem com colegas que concordavam com esse diagnóstico decidiram trabalhar com projetos interdisciplinares, pois acreditavam que, dessa maneira, conseguiriam superar essa deficiência de seus alunos e alunas.
Com base no caso exposto, fundamente suas análises e sugestões para responder o que se pede abaixo.
− Você concorda com o encaminhamento proposto? Em caso afirmativo, que sugestões você daria para viabilizar e enriquecer o Projeto? Em caso negativo, que outras alternativas educacionais você proporia?

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaFCC

Considere os itens abaixo:

– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;

– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):

“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.

(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)

Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…

Considere a situação apresentada a seguir:

O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.

Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:

a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?

b. Em termos da formaçã…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários