sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90086 | Medicina
Banca: SGP/UERJVer cursos
Ano: 2013
Órgao: UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Ao avaliar um derrame pleural de etiologia indeterminada, é importante analisar o líquido pleural e definir se corresponde a um transudato ou a um exsudato. Os critérios mais utilizados que relacionam os níveis pleurais e séricos de proteína e LDH (critérios de Light) podem identificar até 25% dos transudatos como exsudatos.
 
a) Quando um ou mais critérios que definem o derrame pleural como exsudato forem encontrados, mas o quadro clínico sugerir fortemente tratar-se de um derrame pleural transudativo, como estes mesmos dados da análise do líquido pleural e sérica, já realizada, ainda podem ser usados para esclarecer essa dúvida?
 
b) Explique por que, diante de um derrame pleural definido como exsudato, deve-se prosseguir na avaliação das superfícies e dos espaços pleurais com exames progressivamente mais invasivos, até um diagnóstico de certeza ser alcançado.
 
c) Cite 03 (três) causas de derrame pleural com aumento significativo de amilase no líquido pleural (>200μg/dL).
 
d) Cite 03 (três) causas de derrame pleural transudativo.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaMedicina
BancaSGP/UERJ
Uma mulher de 31 anos de idade, negra, assintomática, fez exame médico de rotina para admissão em emprego. A radiografia de tórax em PA foi a seguinte:
 
 
a) cite a principal hipótese diagnóstica. (7,0 pontos)
b) posteriormente, a paciente apresentou lesões tipo pápulas na face posterior do pescoço. Uma delas foi biopsiada. Indique o achado “histopatológico” esperado. (6,0 pontos)
c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos)
História da doença atual


Um senhor de 56 anos de idade, há aproximadamente uma semana, passou a perceber parestesia e dor nos pés seguida por fraqueza progressiva nos membros inferiores, de caráter ascendente. No quarto dia, já não conseguia caminhar, passando a apresentar, também, fraqueza nos membros superiores. A doença evoluiu comprometendo a musculatura facial e a da deglutição. Finalmente, desenvolveu quadro de insuficiência respiratória, necessitando ser colocado em prótese ventilatória.


Exame físico


Ao exame, apresentava tetraplegia flácida, com abolição dos reflexos miotáticos e reflexo plantar indiferente. Havia paresia facial bilateral, assim como paresia da musculat…
Uma mulher com 28 anos de idade está no primeiro dia de pós-operatório, que incluiu a colocação de próteses mamárias de localização retromuscular e abdominoplastia. Apresenta-se, no momento, com dor torácica e dispneia. A gasometria realizada mostrou: PO2: 40 (N: 80 100); pH: 7,31 (N: 7,35-7,45); PCO2: 35 (N: 35-45). O ECG mostrou inversão da onda T de V1 a V4. O Rx de tórax não mostrou alterações significativas.
A partir do quadro descrito, responda às questões a seguir:
 
a) indique o diagnóstico. 
 
b) cite o exame mais corriqueiro a ser solicitado, nesse momento. 
 
c) indique o exame que é considerado “padrão-ouro” para esse diagnóstico.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários