sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90063 | Psicologia
Banca: CS/UFGVer cursos
Ano: 2017
Órgao: UFG - Universidade Federal de Goiás

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Com base no recorte de dados da pesquisa exposta abaixo, elabore um projeto de intervenção clínica para ser desenvolvido na UFG. O cabeçalho deverá conter o título do projeto. O projeto deverá ter os seguintes itens a serem avaliados: 1. Introdução (delimitação do problema e fundamentação teórica da Psicologia como ciência e profissão) e objetivos, 2. Método (incluindo articulação do projeto com a rede pública de saúde) e 3. Materiais/ Instrumentos, Análise de resultados e menção de autores utilizados.
 
DESCRIÇÃO DA PESQUISA
 
Título


O coping  de cuidadores familiares de pacientes portadores de leucemia aguda.


Introdução
 
A leucemia engloba um grupo de doenças neoplásicas que afetam a produção de glóbulos brancos de formas complexas e diferentes, comprometendo suas funções, sem, contudo, afetar a capacidade de proliferação celular. Essas alterações genéticas são adquiridas (ou seja, não são congênitas) nas células da medula óssea (Hamerschlak, 2008).
 
As principais formas de tratamento contra as neoplasias são a cirurgia, a quimioterapia (QT), a radioterapia (RT) e, no caso de leucemias, o transplante de medula óssea (TMO), também se faz presente, de acordo com a doença, o tratamento e o paciente. Esses tipos de intervenções podem ter uma função curativa ou paliativa. O tipo de tratamento vai depender da classificação da doença, e esta é feita a partir do órgão acometido, do tecido de origem, dos aspectos estruturais e morfológicos, além da avaliação do tecido que poderá ser atingido com o tratamento escolhido (Hamerschlak, 2008; Yamaguchi, 1994; Setubalh e Doroh, 2008).
 
De acordo com Carvalho (2008) e Faria e Cardoso (2010), a compreensão do contexto familiar e do quadro socioeconômico é fundamental em uma assistência de qualidade para o paciente e seus familiares, pois seu desconhecimento poderá comprometer o seguimento do paciente e os cuidados exigidos pela doença.
 
Considerando a literatura revisada, este estudo busca descrever e compreender como se dá o processo de coping  (enfrentamento psicológico) em cuidadores familiares de pacientes portadores de leucemia.
 
Método
 
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com uso de algumas variáveis quantitativas. Foram abordados quatro cuidadores familiares de pacientes portadores de leucemia em tratamento em um hospital universitário de Goiânia – Go, sendo o tempo de tratamento superior a dois meses. A idade dos cuidadores variou de 20 a 43 anos, sendo um do sexo masculino e três do sexo feminino. Foram utilizados um Questionário sociodemográfico, um Roteiro de Entrevista Semiestruturada, um Inventário de Estratégias de Coping  – de Folkman e Lazarus – IEC (Savóia, Santana e Mejias, 1996). A análise das entrevistas foi feita de forma qualitativa por meio de análise temática de conteúdo.
 
Resultados e Discussão
 
Os quatro cuidadores indicam, em seus discursos, aspectos bastante similares: o desconhecimento da doença; o tratamento em si, a distância de seus familiares, o tratamento fora da sua cidade, mudanças na rotina diária como estressores; suporte social e religião/espiritualidade como estratégias de enfrentamento. O fato de três dos quatro cuidadores serem do sexo feminino coincide com estudos de vários autores que afirmam que a maioria absoluta dos cuidadores é do sexo feminino e familiares, o que se relaciona à questão cultural de atribuir à mulher a responsabilidade pelo cuidado dentro da família (Araújo et al., 2009; Coletto e Câmara, 2009; Volpato e Santos, 2007). Nesta pesquisa, todos os cuidadores são da mesma família dos pacientes (companheiros, mãe e tia). Quanto ao tratamento, foram levantados vários fatores que contribuem para ele ser considerado um estressor, entre eles: tratamento em si, situação financeira, mudanças na rotina diária, distância dos familiares, tratamento fora da sua cidade e rotina nos cuidados ao paciente.
 
Em relação aos dados obtidos por meio do IEC, pode-se observar que as estratégias de coping  mais utilizadas foram o suporte social e a reavaliação positiva, o que mostra que o apoio dos familiares, mesmo distantes, e os pensamentos positivos ajudam a enfrentar os estressores envolvidos na situação de uma maneira mais adaptada. Coletto e Câmara (2009) observaram em seu estudo que a reavaliação positiva é uma alternativa para melhorar a representação emocional dos cuidadores.
 
Conclusão
 
Este estudo demonstrou o quanto os cuidadores familiares investigados são impactados pelo diagnóstico e pelo tratamento da enfermidade de seus familiares, o quanto suas vidas se modificam quando assumem o papel de cuidadores principais desses entes e, principalmente, como se reorganizam para se adaptar e enfrentar esta situação. Hoje, há uma demanda contemporânea de se cuidar fisicamente e psicologicamente dos pacientes, mas também de seus familiares, pois ambos estão imersos no contexto da doença e se influenciam mutuamente, de maneira positiva e negativa, o que gera consequências no tratamento e na aderência ao tratamento.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPsicologia
BancaCS/UFG
Leia o caso a seguir para responder à questão.
M. H. tem 45 anos, é casada e trabalha como assistente administrativa de uma grande empresa de saneamento. Tem apresentado alto grau de absenteísmo nos últimos dois anos. Por esse motivo, o departamento de recursos humanos a chamou para investigar os motivos que a fazem ter tanto afastamento do trabalho, visto que ela sempre foi uma das servidoras exemplares. Na primeira conversa, M. H. disse: “Não consigo trabalhar por medo, insegurança, sentimento de não estar conseguindo fazer as atividades corretamente, pois sempre me sinto humilhada, constrangida e pressionada quando realizo meu trabalho”. Segundo M. H., estas situações vivenciadas no tra…

Leia o caso a seguir.

C.M. era uma mulher de 50 anos, casada, que se apresentou no pronto-socorro (PS) psiquiátrico devido à insistência de seu psiquiatra ambulatorial depois que ela lhe contou sobre o plano de tomar uma overdose de Advil. No PS, C.M. explicou que suas costas a estavam “matando” desde uma queda que ocorrera, vários dias antes, na mercearia da família, onde ela trabalhava há anos. A queda a deixou abatida e deprimida, embora tenha negado outros sintomas depressivos além do humor ruim. Ela falou detalhadamente sobre a queda e como isso a lembrou de outra queda que havia sofrido alguns anos antes. Naquela época, havia consultado um neurocirurgião que lhe disse para descansar e …

Com base no recorte de dados da pesquisa exposta abaixo, elabore um projeto de intervenção clínica para ser desenvolvido na UFG. O cabeçalho deverá conter o título do projeto. O projeto deverá ter os seguintes itens a serem avaliados: 1. Introdução (delimitação do problema e fundamentação teórica da Psicologia como ciência e profissão) e objetivos, 2. Método (incluindo articulação do projeto com a rede pública de saúde) e 3. Materiais/ Instrumentos, Análise de resultados e menção de autores utilizados.
 
DESCRIÇÃO DA PESQUISA
 
Título


O coping  de cuidadores familiares de pacientes portadores de leucemia aguda.


Introdução
 
A leucemia engloba um grup…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários