Leia os fragmentos a seguir.
“O ensino visa à aprendizagem ativa dos alunos, atribuindo-se grande importância a saberes, experiências, significados que os alunos já trazem para a sala de aula, incluindo, obviamente, os conceitos cotidianos. O processo de ensino busca o desenvolvimento, por parte dos alunos, de determinadas capacidades cognitivas e operativas, por meio da formação de conceitos sobre a matéria estudada. Para tanto, requer-se o domínio de conceitos específicos dessa matéria e de sua linguagem própria.”
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 18ª ed., 2013.
“Comecemos, portanto, identificando três domínios ou três formas que correspondem ao que compreendemos, hoje, como ‘geográfico’, ou seja, a qualidade de ser da Geografia.
Pode-se dizer que o primeiro desses domínios é uma forma de sensibilidade, uma espécie de impressão causada pela dimensão espacial.
O segundo domínio corresponde, sobretudo, à capacidade de saber se orientar, de constituir traçados entre coisas diversas que estão dispersas no espaço.
Quanto ao terceiro domínio, para o qual usamos essa designação de Geografia, é o ramo do conhecimento que, desde um passado remoto, se consagra ao estudo e à especulação sobre as causas e formas de entendimento da dispersão.
(…)
No mundo moderno, esse ramo do conhecimento se estabilizou sob a denominação de Geografia e corresponde ao que concebemos como a ciência geográfica.”
Adaptado de GOMES, Paulo Cesar da Costa. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1ª ed., 2017.
Diante dos textos acima,
A. relacione os conceitos cotidianos dos alunos aos conceitos da Geografia no Ensino Fundamental.
B. apresente uma aplicação prática para o ensino de Geografia na escola.