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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q89858 | Pedagogia
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Peruíbe - Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe
Peça Técnica/Prática

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Estudo de caso
 
Uma nova proposta de educação foi formulada na cidade de Peruíbe, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular, e determinou-se a obrigatoriedade de sua implantação, ainda que parcial, a partir de 2019. Na escola municipal Profa Solmaria, de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, a equipe gestora está trabalhando com afinco para o cumprimento dessa exigência.
 
Destaca-se que é uma escola situada em um bairro afastado do centro, formado, em sua maioria, por conjuntos habitacionais populares para famílias trabalhadoras de baixa renda, sem área de lazer e equipamentos de saúde que atendam a demanda local. A escola é uma referência importante de espaço público no bairro há mais de 10 anos. Nos últimos meses, a relação com a comunidade ficou tensa por problemas de depredação da quadra, que era aberta, aos finais de semana, para uso da comunidade. Com a disponibilização de verba, por parte da prefeitura, a equipe gestora, o Conselho Escolar e a APM estão se preparando para iniciar a reforma da quadra.
 
Do total de 18 professores da escola, 5 são contra a abertura da quadra novamente à comunidade porque acreditam que a situação vá se repetir. Apontam que os alunos não frequentam com regularidade as aulas e, em alguns dias, chega a 50% a ausência nas salas. Alegam que não são esforçados e comprometidos, por isso não dominam a leitura e escrita ainda. Defendem que a comunidade não é merecedora da quadra e que os alunos e as famílias pouco se importam com o que ocorre na escola, não comparecendo às reuniões ou quando são chamados. Esse mesmo grupo de 5 professores também questiona a validade da exigência de mudança curricular solicitada pela prefeitura. Com regularidade, evitam participar das ações propostas pela equipe gestora, bem como não levam o material de estudo, que é a BNCC.
 
Considerando-se o caso apresentado,
 
a) explique 3 atributos que caracterizam a Gestão Democrática;
b) descreva 3 características acerca do papel do diretor na Gestão Democrática;
c) a partir do caso relatado, cite e justifique 1 aspecto da dimensão administrativa que precisa ser considerado pela direção da escola.
d) a partir do caso relatado, cite e justifique 1 aspecto da dimensão pedagógica que precisa ser considerado pela direção da escola.

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MatériaPedagogia
BancaVunesp
(…) a vida na Educação Infantil explicita uma concepção curricular; mas a vida não é o currículo, enquanto organização e sistematização de intenções educacionais e pedagógicas, não pode dar conta do excesso de sentidos, do invisível que há no viver cotidiano (…)
(Orientação Normativa nº 01)
Explique, de acordo com a bibliografia do concurso, o currículo na educação infantil, bem como a relação do trabalho do professor com o Projeto Político-Pedagógico.
A brincadeira proporciona diversos benefícios estimulando capacidades como a memória, a atenção e a imaginação. Por isso, é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico para tornar enriquecedoras as experiências e vivências dos pequenos. Cite e descreva quatro possibilidades de atividades organizadas no espaço das figuras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e o direito ao brinquedo e à brincadeira.
De acordo com a Orientação Normativa nº 01: “As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte”.
Considerando essa premissa, defina de que modo configura-se o conceito de criança/infância nos dias atuais.

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