Estudo de caso
Uma nova proposta de educação foi formulada na cidade de Peruíbe, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular, e determinou-se a obrigatoriedade de sua implantação, ainda que parcial, a partir de 2019. Na escola municipal Profa Solmaria, de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, a equipe gestora está trabalhando com afinco para o cumprimento dessa exigência.
Destaca-se que é uma escola situada em um bairro afastado do centro, formado, em sua maioria, por conjuntos habitacionais populares para famílias trabalhadoras de baixa renda, sem área de lazer e equipamentos de saúde que atendam a demanda local. A escola é uma referência importante de espaço público no bairro há mais de 10 anos. Nos últimos meses, a relação com a comunidade ficou tensa por problemas de depredação da quadra, que era aberta, aos finais de semana, para uso da comunidade. Com a disponibilização de verba, por parte da prefeitura, a equipe gestora, o Conselho Escolar e a APM estão se preparando para iniciar a reforma da quadra.
Do total de 18 professores da escola, 5 são contra a abertura da quadra novamente à comunidade porque acreditam que a situação vá se repetir. Apontam que os alunos não frequentam com regularidade as aulas e, em alguns dias, chega a 50% a ausência nas salas. Alegam que não são esforçados e comprometidos, por isso não dominam a leitura e escrita ainda. Defendem que a comunidade não é merecedora da quadra e que os alunos e as famílias pouco se importam com o que ocorre na escola, não comparecendo às reuniões ou quando são chamados. Esse mesmo grupo de 5 professores também questiona a validade da exigência de mudança curricular solicitada pela prefeitura. Com regularidade, evitam participar das ações propostas pela equipe gestora, bem como não levam o material de estudo, que é a BNCC.
Considerando-se o caso apresentado,
a) explique 3 atributos que caracterizam a Gestão Democrática;
b) descreva 3 características acerca do papel do diretor na Gestão Democrática;
c) a partir do caso relatado, cite e justifique 1 aspecto da dimensão administrativa que precisa ser considerado pela direção da escola.
d) a partir do caso relatado, cite e justifique 1 aspecto da dimensão pedagógica que precisa ser considerado pela direção da escola.