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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q89825 | Pedagogia
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2018
Órgao: SEC BA - Secretaria de Estado da Educação da Bahia
Cargo: Professor
20 linhas

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Maria Nazaré, Coordenadora Pedagógica de uma escola estadual de Feira de Santana, ao chegar na escola notou um pequeno tumulto no pátio envolvendo um grupo de alunos. Ao se aproximar percebeu que se tratava de uma discussão acirrada entre dois ou três alunos, que estava perto de evoluir de agressão verbal para agressão física. O tema do conflito era a divergência religiosa. Um dos alunos gritava:
− Você é louca, Júlia! Está com o demônio no corpo!
Ao que ela respondia:
Você é um imbecil, Homero. Estou só mostrando uma dança que fazemos no terreiro que frequento. Isso é cultura e religião, seu tonto! E começou a chorar.
− Louca! Louca! Começou a gritar o grupo.
A Coordenadora Nazaré se aproximou, separou o grupo, conversou com eles sobre intolerância religiosa e pediu que todos fossem para suas salas de aula.
Com base no caso exposto, fundamente suas análises e sugestões para responder ao que se pede abaixo.
a. Como você colaboraria com Maria Nazaré?
b. Que atividades ou estratégias você utilizaria para enfrentar essa questão e não permitir que a escola se transformasse em local de intolerância religiosa e racial?

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MatériaPedagogia
BancaFCC

Considere a situação apresentada a seguir:

O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.

Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:

a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?

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Considere os itens abaixo:

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