O memorando deverá obedecer às regras da norma padrão em língua portuguesa e aos princípios de redação oficial.
Promover a tolerância, o respeito, a democracia. Liderar o enfrentamento da discriminação e da violação de direitos. É com esses desafios que 24 integrantes da comunidade acadêmica passam a fazer parte da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará, que reúne servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, de campi de Fortaleza e do Interior.
Presidida pela Profª Beatriz Rego Xavier, da Faculdade de Direito, a Comissão teve sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (5). “Nosso papel é muito importante. Seremos a voz da UFC em questões relacionadas aos direitos humanos”, ressaltou a docente, que é também integrante do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos.
Além de articular as diversas iniciativas já existentes na Universidade nessa área, o grupo terá entre as principais atribuições: promover políticas institucionais, realizar ações educativas, eventos, fóruns e outras atividades quecontribuam para a concretização dos direitos humanos na UFC, apreciar e emitir parecer sobre eventuais atos praticados na Universidade contrários aos direitos humanos, dentre outras.
Durante a reunião, o reitor Henry Campos garantiu apoio da administração superior ao grupo e ressaltou a importância da Comissão não apenas para a Universidade, mas para toda a sociedade cearense.
“Sempre há uma expectativa da comunidade para que a universidade coloque esse tema em pauta. Vivemos um momento de divisão, de intolerância, de ódio. A UFC pode ajudar a construir um ambiente mais fraterno, acolhedor ede mais respeito. Precisamos pensar na qualidade de vida dos nossos estudantes, nossos servidores”, afirmou o reitor.
O Prof. Henry chamou a atenção para a representatividade e a pluralidade da Comissão, que conta com juristas, docentes de todas as áreas do conhecimento e unidades acadêmicas, pessoas com trajetória ligada à defesa de direitos humanos. Eles terão mandato de dois anos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



