Saúde, como vai a sua?
É frequente ouvirmos falar em vida saudável, viver com saúde, que é importante cuidarmos da nossa saúde. Esse tema é uma preocupação que desperta a atenção da sociedade há várias décadas. Mas, afinal, como identificar se você tem ou não saúde?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde em 1940, como ”um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”. Até então, os médicos não davam atenção a quem não apresentasse sintoma de doença. A partir daí, as ciências da saúde passariam a tratar o homem, não a doença.
Assim, ser saudável, no século XXI, tornou-se incomum. Ainda que não manifeste nenhum sintoma específico de doença grave, uma pessoa pode não ser considerada saudável.
Faltam políticas públicas que contribuam para que os cidadãos consigam agir pela saúde, buscando:
— Manter o corpo ativo, exercitando-se regularmente.
— Ter uma alimentação saudável e sem excessos.
— Controlar o peso, mantendo-se dentro dos limites adequados à sua estatura.
— Dormir bem, suficientemente e com qualidade.
— Evitar situações de estresse.
— Não fumar, não usar drogas .
— Conhecer seus direitos políticos e sociais.
Procure um médico, para atestar suas condições de saúde para a prática de exercícios e um profissional de Educação Física para orientação das atividades.
E tudo isso ao longo da vida, para sempre.
Adaptado do livro: Mexa-se, da editora Manole. Autor: Fábio Saba (SEDUC/CE, 2009).
(5 pontos) Escolha três das ações contidas no texto em relação ao ”agir pela saúde”, que devem ser incorporadas a hábitos de vida, e descreva quais os benefícios dessa ação para uma melhoria da saúde.