sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q89606 | Libras, Inclusão e Taquigrafia
Banca: Copeve/UFALVer cursos
Ano: 2014
Órgao: UFAL - Universidade Federal de Alagoas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Interpretação do Português para Libras:
 
O candidato deverá realizar a interpretação simultânea do texto em Português intitulado: “O Nó – dilemas de relacionamentos entre pais e filhos”. O texto será lido em voz alta pelo fiscal responsável pela aplicação da prova. Após o início da leitura pelo fiscal, o candidato estará impossibilitado de cometer interrupções. O fiscal responsável está instruído para executar a leitura completa do texto, sem intervenções. Caso o candidato não esteja apto para atender aos objetivos propostos pela questão, ele deverá comunicar em voz alta, para a câmera filmadora, a desistência da questão, implicando a pausa da leitura pelo fiscal. Todo o exame será gravado em áudio e vídeo.
 
Texto:
 
O Nó – dilemas de relacionamentos entre pais e filhos
 
Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos destacando a importância deles se fazerem presentes o máximo de tempo possível. Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar às crianças.
 
Depois de um longo sermão, a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e falou de modo humilde e singelo:
 
– Olhe, professora! Desculpe-me interrompê-la, mas tenho algo a dizer sobre o meu relacionamento com o meu filho. Eu sou um desses pais dos quais a senhora falou agora há pouco. Eu não tenho tempo de ficar com meu filho o dia inteiro, principalmente durante a semana. Quando eu saio para trabalhar é muito cedo e meu filho ainda está dormindo. Quando eu volto do serviço é muito tarde e ele não está mais acordado.
 
O pai ainda explicou que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Por não ter tempo para o filho, o pai assumiu que isso o deixava angustiado e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. Para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
 
A diretora não conseguiu disfarçar o constrangimento e ficou emocionada com aquela história. Para sua surpresa, o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
 
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras dos pais se fazerem presentes se comunicando com o filho. Aquele pai encontrou um modo, simples, mas eficiente, de resolver o problema da ausência. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
 
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo ou um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias. É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam; que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos ouçam a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
 
A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor.
 
Disponível em: < http://margothjansenaulas.blogspot.com.br/2011/03/formacao-e-atuacao-dos-pais-na-escola.html>. Acesso em: 15 maio 2014. (Adaptado).

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

Nenhuma questão encontrada com os critérios informados.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários