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Q89078 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2018
Órgao: IRBr - Instituto Rio Branco
Cargo: Diplomata - Terceiro Secretário

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A partir da experiência inovadora do Banco Central da Nova Zelândia em 1990, várias economias adotaram o sistema de metas para a inflação. Nesse regime monetário, em que a âncora nominal da política monetária é a própria meta, os bancos centrais precisam atuar de forma autônoma (…).
Dez anos de metas para a inflação no Brasil (1999-2009). Banco Central do Brasil.
Defensores de regimes de metas de inflação argumentam que políticas monetárias discricionárias podem gerar ineficiências no combate à inflação. Um dos principais arcabouços teóricos desses regimes é a denominada “regra de Taylor”, do economista John B. Taylor, a qual estabelece para a taxa de juro nominal regra que atenda a desvios nos níveis esperados para a inflação e o produto interno bruto (PIB) em relação, respectivamente, à meta de inflação e ao crescimento médio anual “ideal” para o PIB no longo prazo — “ideal”, no sentido de preservar a estabilidade monetária e o equilíbrio de longo prazo entre oferta e demanda.
Considerando os fragmentos de textos anteriormente apresentados como referência inicial e a fórmula simplificada da regra de Taylor expressa por taxa de juro nominal = taxa de juro real de equilíbrio + [expectativa de inflação ! meta de inflação] + [expectativa de crescimento do PIB ! crescimento ideal do PIB de longo prazo], faça o que se pede a seguir.
  1. Explique como a adoção do regime de metas de inflação por um banco central pode gerar menor nível de inflação na perspectiva: a) da credibilidade da política monetária; b) das expectativas dos agentes econômicos. Comente as análises de a) e b) com o uso da fórmula simplificada da regra de Taylor apresentada.
  2. Discorra a respeito do risco para o controle inflacionário em um “regime dual”, com metas simultâneas para inflação e crescimento do PIB, no cenário em que a meta para o PIB seja demasiadamente ambiciosa. Comente sua resposta com a referida fórmula simplificada da regra de Taylor, submetendo-a a alterações, se necessário.
  3. Explique como a autonomia do banco central de um país — a partir, por exemplo, da adoção de mandato de diretoria fixo e não atrelado ao ciclo político de eleições para a presidência do país — poderia fortalecer o regime de metas de inflação à luz da credibilidade desse banco central e das expectativas dos agentes econômicos.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
BancaCebraspe (Cespe)

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2 instrumentos ortodoxos e heterodoxos dos planos econômicos; [valor: 9,50 pontos]

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