sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q88705 | Psicologia
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2020
Órgao: CFP - Conselho Federal de Psicologia
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Uma mulher, solteira e desempregada, buscou terapia aos 33 anos de idade para o tratamento de humor deprimido, pensamentos suicidas crônicos, isolamento social e má higiene pessoal. Ela havia passado os seis meses anteriores isolada em seu apartamento, deitada na cama, se alimentado de comida industrializada, assistindo à televisão e fazendo compras on-line, as quais não tinha como pagar. Vários tratamentos haviam surtido pouco efeito.
 
É filha do meio de uma família de imigrantes espanhóis de classe média alta, na qual o pai supostamente valoriza o sucesso profissional acima de tudo. Ela se sentia isolada durante sua trajetória escolar e vivenciou períodos recorrentes de humor deprimido. Na família, eram conhecidas suas explosões de raiva. Havia se saído bem academicamente no ensino médio, mas abandonou a faculdade por se irritar com uma colega de quarto e com um professor. Tentou uma série de estágios e empregos de nível básico, com a expectativa de que fosse voltar à faculdade, mas pedia demissão todas as vezes por julgar que “chefes são idiotas”, em suas palavras. Esses “traumas” sempre a faziam se sentir péssima consigo mesma. Teve namorados quando era mais jovem, mas nunca deixou que se aproximassem fisicamente porque ficava muito ansiosa quando o relacionamento ficava mais íntimo.
 
Relatou cortes superficiais autoinfligidos em várias ocasiões e pensamentos persistentes de que seria melhor se estivesse morta. Ela afirmou que geralmente estava “para baixo e deprimida”, mas tivera dúzias de “manias” de um ou dois dias, nos quais ficava cheia de energia e nervosa e passava a noite acordada. No dia seguinte, “batia uma ressaca” e ela dormia durante doze horas. Estava sob tratamento psiquiátrico desde os dezessete anos de idade e havia sido hospitalizada em unidade psiquiátrica três vezes, devido a overdoses. Os tratamentos consistiram principalmente em medicamentos (estabilizadores do humor, neurolépticos de baixa dosagem e antidepressivos), que foram receitados em diversas combinações no contexto de psicoterapia de apoio.
 
Durante a entrevista, a paciente estava vestida de forma casual, foi cooperativa, coerente e objetiva. De modo geral, estava disfórica, com afeto contido, mas sorriu nos momentos adequados várias vezes. Descreveu vergonha por seu baixo desempenho, mas também acreditava que “estava na Terra para fazer algo grandioso”. Descreveu o pai como um sucesso espetacular que, porém, também era um “fracassado maquiavélico que estava sempre tentando manipular as pessoas”. Ela disse que abandonou os empregos porque as pessoas lhe faltavam com o respeito. Por exemplo, disse que, quando havia trabalhado como balconista em uma loja de departamentos, as pessoas eram frequentemente mal-educadas ou ingratas (“e eu estava lá apenas por causa do treinamento para o setor de compras; era ridículo”).
 
Ao final da sessão inicial, ela se zangou com o entrevistador depois que ele olhou o relógio (“Você já está com tédio?”). Afirmou que conhecia pessoas no bairro, mas, em sua maioria, elas haviam se tornado “fraudes ou fracassados”. Havia algumas pessoas da escola que eram “amigos de Facebook” e faziam coisas fantásticas por todo o mundo. Embora não os visse há anos, ela pretendia “se encontrar com eles se algum dia eles voltassem para a cidade”.
 
 
Com base nesse caso hipotético, redija um texto dissertativo.
 
 
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
 
a) classificação nosológica;
b) diagnóstico dinâmico; e
c) diagnóstico diferencial.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPsicologia
BancaQuadrix

No campo psicopedagógico, a teoria walloniana traz uma contribuição fundamental ao estudar a pessoa de maneira integrada, mostrando os momentos mais marcantes da evolução psíquica.

Considerando a teoria de desenvolvimento de Wallon, apresente os três domínios funcionais entre os quais se dividirão o estudo das etapas de desenvolvimento da pessoa. Apresente um exemplo de como a afetividade impacta no desenvolvimento da inteligência.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no caso de cada criança ou adolescente acolhido, é obrigatório que o juiz responsável por seu processo realize, a cada 6 meses, a chamada audiência concentrada. Nela, são chamados representantes de cada instituição da rede socioassistencial que atende a pessoa e seu grupo familiar. No caso do Tribunal de Justiça, o Juiz da Infância e Juventude, o psicólogo e o assistente social judiciário. No caso do Ministério Público, o promotor da Infância e Juventude. No caso da Defensoria, o defensor público. No caso do Serviço de Acolhimento Institucional, seja institucional ou familiar, o psicólogo ou assistente social desse serviço. Em termos da P…

Muitas cidades enfrentam o problema crônico de como lidar com um número crescente de pessoas em uso intensivo de álcool e outras drogas, muitas em situação de rua em territórios muitas vezes conhecidos como “cracolândias”. O problema é mundial e de difícil solução. Uma das questões centrais é o paradoxo de duas orientações diferentes para a construção de políticas públicas nessa área. A primeira coloca centralidade na proibição e na repressão do uso e na criminalização do usuário. A segunda tem como foco o cuidado integral das pessoas, com uma articulação intersetorial, orientado pela lógica da redução de danos e da ampliação das possibilidades de reconstrução da vida. Qual é sua posição s…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários