sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q88530 | Psicologia
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2020
Órgao: CFP - Conselho Federal de Psicologia
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Uma paciente de 38 anos de idade, internada em uma UTI, em desmame da ventilação mecânica (traqueostomia), apresenta suspeita de diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), ainda em investigação. Acordada, lúcida e com compreensão plena, comunica-se por meio de movimentos labiais, de escrita e de gestos. A equipe solicitou avaliação e intervenção da psicologia, pois a paciente referia desejo de alta hospitalar, mesmo sem condições físicas. O psicólogo atendeu a paciente, buscou compreender as razões pelas quais ela queria ir embora e ela referiu que sentia que morreria ali porque ninguém sabia qual era sua doença e que preferia morrer em casa. Além disso, ficou internada, há dois anos, em outro hospital e teve uma experiência negativa. Revelou, também, que não gosta de depender dos outros para se cuidar e sente sua intimidade exposta na UTI. Durante o atendimento, ela demonstrou estar extremamente irritada com a situação e com a equipe, que não quer dar a alta, e solicitou que chamasse sua família ao hospital. O psicólogo acolheu a expressão dos sentimentos da paciente, investigou sobre os estressores da UTI e verificou a compreensão da paciente sobre sua condição clínica e sobre o tratamento, analisando se ela entendia as consequências da alta hospitalar no momento. Também discutiu possibilidades de condutas terapêuticas com a equipe para ajudar a paciente com os estressores da UTI, bem como para a compreensão do seu quadro clínico, e solicitou a presença da família para reunião com a equipe.
 
 
Com base nesse caso hipotético, redija um texto dissertativo, apresentando a evolução de prontuário a partir das informações obtidas da paciente, conforme o roteiro de avaliação psicológica de Angerami-Camon (1996).

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPsicologia
BancaQuadrix

O direito à convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, que é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse direito faz com que a criança deva estar inserida em uma família e ter acesso à vida social, a menos que a primeira viole outros direitos fundamentais da criança, como o direito à dignidade, à saúde e à inserção escolar, por exemplo. De certa forma, tanto os processos de Vara e Infância e Juventude, de acolhimento de crianças e adolescentes, em acolhimento familiar ou institucional, como processos de Vara de Família, que giram em torno de disputa de guarda e regulamentação de visitas, têm como eixo o direito da criança à …

Segundo Bastos e Gondim (2010), houve um expressivo crescimento da profissão de psicólogo no Brasil ao longo das últimas décadas. Assim, historicamente, há claros sinais de alterações em curso no campo profissional da Psicologia, ao lado de estabilidades que não necessariamente seriam desejáveis. Assim, o exame dos dados da população de psicólogos brasileiros aponta três grandes características que revelam essas permanências e mudanças ao longo dos últimos 20 anos. A partir da afirmação dos autores, aponte quais são esses três traços da profissão e discorra, em um texto dissertativo-argumentativo, sobre cada um deles, apontando se tal particularidade da profissão se manteve ou se modificou n…

As desordens de aprendizagem são de natureza heterogênea e permanecem na vida adulta, porém, com o diagnóstico e o tratamento certos, muitos indivíduos conseguem avançar e evoluir em seu desenvolvimento.

Diante do exposto, resolva os itens e apresente argumentos que justifiquem sua resposta.

a) Diferencie dislexia, disortografia e disgrafia, a partir da conceituação de cada uma delas.

b) Apresente um exemplo de atuação do psicopedagogo na etapa diagnóstica e um exemplo de trabalho com crianças com o diagnóstico de dislexia já definido

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários