Para tanto, apresente sua opinião a respeito do tema, respeitando os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. A transcrição parcial ou total dos textos não será considerada para efeito de correção e contabilização do número de linhas.
Substâncias de indústrias químicas contaminam ambiente e afetam saúde de moradores
Solo, água e ar envenenados levam riscos ao organismo; novos estudos ajudam a comprovar aparecimento de doenças
RIO – “Potencial risco à saúde em caso de: cultivo de vegetais, uso da água de poços e escavações”. O alerta está em placas espalhadas por Volta Grande IV, bairro de Volta Redonda, onde vivem 750 famílias. Um número 0800 encaminha a ligação para a linha verde, canal da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que há cerca de 20 anos doou o terreno para a construção de casas de funcionários da empresa. Antes, a área era usada como um depósito de resíduos tóxicos, como benzeno, cádmio e chumbo.
Quem foi morar lá não sabia da contaminação do solo. Placas de “vende-se” são comuns, mas os imóveis estão desvalorizados. Atualmente, o Ministério Público Federal (MPF) e processos individuais buscam na Justiça uma solução.
A exposição a substâncias tóxicas não é um risco apenas de quem trabalha diretamente em setores industriais. Centenas de compostos químicos são despejados diariamente no ar, na água e no solo. Além da evidente poluição ambiental, os efeitos na saúde ficaram mais claros com os mais recentes estudos científicos.
Um dos compostos mais preocupantes é o benzeno, substância cancerígena presente numa série de produtos provenientes do petróleo, como gasolina, tinta e plástico. A principal forma de contaminação é pelo ar. Segundo um estudo publicado ano passado pela Fiocruz, aqueles que vivem ou trabalham no entorno de indústrias químicas, postos de gasolinas, oficinas mecânicas e locais de exploração petrolífera estão sujeitos a uma exposição mais elevada do que a recomendada por órgãos reguladores.
Além da contaminação atmosférica, o estudo alerta sobre a contaminação de água e solo por vazamentos de tanques das indústrias e de postos de armazenamento e distribuição de combustíveis.
Publicada na Revista de Saúde Pública, uma pesquisa de 2013 da Universidade de Brasília (UnB) avaliou o impacto de um vazamento de gasolina que ocorreu num bairro da capital federal há uma década. Os resultados mostraram “níveis inseguros” de benzeno na água. Embora problemas de saúde não tenham sido confirmados, 22 pessoas foram contaminadas.
Segundo a professora do Laboratório de Toxicologia da UnB, Eloisa Dutra Caldas, a pesquisa só foi possível porque uma das autoras tinha acesso a documentos produzidos pela empresa responsável pelo acidente, o que serve de alerta:
— O vazamento de tubulação de postos de gasolina é muito trivial, e a preocupação maior é quando é lento e contínuo, pois não é identificado.
Aqui no Brasil há normas para a exposição de trabalhadores à substância. Em outros países, além da vigilância, vem crescendo a preocupação com a exposição ambiental da população ao benzeno. No Reino Unido e no Canadá, por exemplo, já se fazem medições da quantidade dele no ar urbano.
No Brasil, o controle de substâncias tóxicas no meio ambiente é precário, critica Luiz Felipe Ribeiro Pinto, coordenador de Ensino do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e representante da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc):
— Temos legislações desatualizadas ou menos rígidas, que permitem o uso irresponsável de substâncias cancerígenas.
[…]
MILHORANCE, Flávia. Substâncias de indústrias químicas contaminam ambiente e afetam saúde de moradores. O Globo. Rio de janeiro, 26 jun. 2015. Disponível em: <http://zip.net/bmr5kL>. Acesso em: 28 set. 2015 (Adaptação).
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Atualmente, a facilidade de acesso à informação, viabilizada pela Internet, transformou simples consumidores em um público cada vez mais exigente e formador de opinião, capaz de impactar, de forma positiva ou negativa, a imagem institucional de uma empresa. Tendo em vista esse novo comportamento dos consumidores, as organizações estão buscando canais adequados de relacionamento e aprimorando a linguagem dirigida ao público do seu interesse, os chamados stakeholders.
Internet: <seer.faccat.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Atuação do profissional de relações públicas no ambie…
O racismo estrutural interfere e influencia a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo, sendo usado para explicar que algumas sociedades são estruturadas de uma maneira que faz com que alguns grupos de pessoas tenham privilégios em relação a outros. O racismo estrutural manifesta-se de diversas formas na sociedade e é preciso entender o que ele significa para conseguir identificá‑lo.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Racismo estrutural no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) conceito de racismo estru…
Diante de tanta evolução, que impactos positivos ou negativos essas mudanças proporcionadas pela IA terão na sociedade? Haverá menos empregos, com as máquinas substituindo os humanos? Essa análise não é simples e nem definitiva, uma vez que estamos no meio de um processo de transformação. Mas é possível apontar alguns sinais do que, provavelmente, ocorrerá no futuro.
Em primeiro lugar, é preciso ver que a IA é parte de um contexto maior resultante das transformações digitais que já impactam as economias mundiais. Dentro desse cenário, mudanças são esperadas nas relações de emprego e trabalho. De acordo com um estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), há u…



