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Q88201 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: BCB - Banco Central do Brasil (Bacen)
Cargo: Analista do Banco Central do Brasil
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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Tendo em vista que a implantação do Novo Acordo de Capital da Basileia no Brasil está sendo feita de forma gradual, e que a primeira manifestação para sua adoção ocorreu pelo Comunicado BACEN n.º 12.746/2004, por meio do qual foi estabelecido cronograma com as principais fases a serem seguidas para a adequada implementação da nova estrutura de capital, redija um texto dissertativo sobre os riscos no sistema financeiro que atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

  • cite os três principais tipos de risco existentes no sistema financeiro e comente sobre cada um deles; [valor: 4,00 pontos]
  • descreva as premissas do modelo de valor em risco (VaR); [valor: 4,00 pontos]
  • esclareça por que se pode associar a teoria das carteiras (portfólio) à utilização do VaR. [valor: 4,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
BancaCebraspe (Cespe)

Redija um texto dissertativo a respeito da teoria keynesiana e da contribuição do modelo IS-LM para o desenvolvimento da macroeconomia. Ao elaborar seu texto, discorra sobre a:

1 teoria keynesiana, explicando o princípio da demanda efetiva; [valor: 4,00 pontos]

2 forma como o modelo IS-LM explica o equilíbrio econômico; [valor: 3,00 pontos]

3 importância do modelo IS-LM para a análise de políticas econômicas. [valor: 2,50 pontos]

Análise a seguinte situação:

Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).

Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!

Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?

Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.

Quem …

No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…

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