| estatísticas | estratos | ||
| A | B | C | |
|
tamanho populacional do estrato
(n.º total de usuários na população)
|
150 | 50 | 100 |
| amanho amostral do estrato (n.º total de usuários observados no levantamento) |
30 | 10 | 20 |
| média amostral de Y dentro do estrato | 4 | 2 | 5 |
| variância amostral de Y dentro do estrato | 5 | 10 | 6 |
- Defina amostragem aleatória estratificada. [valor: 2,00 pontos]
- Explicite a alocação da amostra nos estratos, indicando o tipo de alocação aplicado nesse levantamento. [valor: 2,00 pontos]
- Apresente a estimativa apropriada para a média populacional do indicador de interesse. [valor: 2,50 pontos]
- Determine a variância do estimador apresentado. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um pesquisador deseja investigar o efeito de três dietas no ganho de peso de ratos de laboratório, dispondo de 18 ratinhos em condições semelhantes (idade, peso e linhagem).
Com base nessas informações, responda as questões que seguem.
A) Como você planejaria esse experimento? Qual a variável resposta considerada e como essa variável será medida? [Valor: 10,00 pontos]
B) Que hipótese você testaria para solucionar o problema do pesquisador? [Valor: 8,50 pontos]
C) Descreva com detalhes os passos que você deveria cumprir para dar uma resposta confiável ao pesquisador, ou seja, para testar a hipótese do item B. [Valor: 10,00 pontos]
Considerando as técnicas de amostragem existentes, redija um texto dissertativo, apresentando duas vantagens [valor: 4,75 pontos] e duas desvantagens [valor: 4,75 pontos] da amostragem aleatória simples; e duas vantagens [valor: 4,75 pontos] e duas desvantagens [valor: 4,75 pontos] da amostragem estratificada.
O Banco Central, na sua função de supervisão de instituições financeiras, está interessado em avaliar se existe uma diferença significativa no desempenho financeiro entre dois tipos de instituições sob sua supervisão: as bancárias e as não bancárias. Para isso, foram coletadas amostras aleatórias simples e independentes das duas categorias, resultando nos seguintes dados:
- Para as instituições bancárias (Categoria A), uma amostra de 225 observações mostrou uma média de desempenho financeiro de 200 e uma variância de 900.
- Para as instituições não bancárias (Categoria B), uma amostra de 400 observações revelou uma média de desempenho financeiro de 194 com uma variância de 2000.
Com base neles…



