No bojo de um ciclo de crescimento econômico nacional bastante sólido, que implica intensa atividade da construção civil na área habitacional, estão sendo construídos nas cidades prédios e mais prédios, sem qualquer critério. Novos bairros crescem Brasil afora em meio a uma espécie de euforia construtiva, mas não parece haver o cuidado necessário com a qualidade urbana resultante, a injustiça social que as cidades produzem, tampouco com os impactos desse crescimento sobre o meio ambiente. Em outras palavras, o que nos preocupa é o seguinte: que tipo de cidades estamos construindo para as gerações futuras?
Produzir casas ou construir cidades? In: João Sette Whitaker Ferreira (Coord.). Desafios para um novo Brasil urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais urbanos. São Paulo: LABHAB; FUPAM, 2012, p. 5 (com adaptações).
Considerando que o fragmento apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
A PRÁTICA ARQUITETÔNICA E A QUALIDADE DE VIDA DAS CIDADES
Em seu texto, faça o que se pede a seguir.
- Discorra sobre a NBR 15575, apresentando os requisitos de desempenho dos sistemas componentes das edificações habitacionais.[valor: 12,00 pontos]
- Comente sobre a metodologia do projeto arquitetônico e cite, no mínimo, quatro exemplos de estratégias e soluções construtivas sustentáveis.[valor: 11,50 pontos]
- Discorra sobre a integração dos projetos de edificações com o sistema urbano, com vistas à promoção da qualidade de vida nas cidades.[valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na segunda metade do século XX, há uma intensa produção de arquitetura moderna em João Pessoa, com destaque para o arquiteto carioca radicado no Recife Acácio Gil Borsoi, os arquitetos paraibanos formados em Pernambuco Mário Glauco Di Láscio e Carlos Alberto Carneiro da Cunha, o arquiteto cearense formado no Rio de Janeiro Liberal de Castro e o arquiteto paranaense de família paraibana Leonardo Stuckert que, a convite da elite pessoense, realizaram obras que atenderam ao desejo de modernidade e sofisticação que esta arquitetura representava.
Borsoi é um nome de grande destaque desta geração. Na grande maioria dos seus projetos, executados em João Pessoa, observam-se características modernas …



