Em setembro de 2023, determinado deputado estadual apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) em desfavor do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos:
Fato 1: a ALESC teria extrapolado o limite de alerta de 90% da despesa total com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão de estar calculando de forma irregular a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a ALESC deixou de remeter e de disponibilizar ao TCE-SC, para fins de registro, os atos de admissão e de aposentadoria de seus servidores públicos efetivos, nomeados e inativados no período de 2015 a 2017.
Antes de analisar o conhecimento e o mérito da representação, o TCE-SC promoveu a audiência da autoridade responsável, para que apresentasse defesa no prazo legal. A autoridade confirmou os fatos relatados, porém sustentou a legalidade das condutas, apresentando argumentos jurídicos contrários aos do autor da representação.
Considerando a situação hipotética descrita e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), elabore um texto dissertativo, em linguagem técnico-jurídica e formal, abordando a legalidade ou não, total ou parcial, das condutas descritas nos fatos 1 e 2.
Em seu texto, analise criticamente os seguintes aspectos:
- a classificação orçamentária da despesa com pessoal, segundo a natureza econômica, e a sua razão de ser, conforme a Lei nº 4.320/1964;
- as competências específicas dos Tribunais de Contas no controle do limite legal da despesa com pessoal, à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Responsabilidade Fiscal;
- a finalidade do registro dos atos de admissão e aposentadoria de pessoal perante o Tribunal de Contas;
- a consequência jurídica do decurso do prazo de cinco anos para o exercício dessa competência pelo TCE-SC, bem como sua aplicação ou não no caso em tela.
Ao final, apresente uma conclusão fundamentada, indicando as eventuais providências que poderiam ser adotadas pelo TCE-SC no âmbito de suas competências constitucionais e legais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante uma auditoria de regularidade na Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada em janeiro de 20×2, a equipe de fiscalização do Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) constatou os seguintes fatos, todos registrados como restos a pagar processados em 20X1:
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 e pagos em janeiro de 20X2.
II Medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1, mas recebidos e pagos em janeiro de 20X2.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 e pagos também em dezembro de 20X1.
Ademais, embora não fosse o escopo inicial da auditoria, foi encontrado mais um fato:
IV as despesas relativas ao décimo terceiro salário dos …
O modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público no Brasil possui como base três leis: PPA, LDO e LOA. Esse modelo é aplicado nas três esferas de governo (Federal, Estadual/Distrital e Municipal). O Portal do Orçamento do Senado Federal é direcionado ao Orçamento Federal. Considerando esse contexto, redija um texto sobre o processo legislativo orçamentário constitucional, abordando, necessariamente, os aspectos a seguir:
- A quem cabe a iniciativa e a apreciação dos projetos de leis orçamentárias?
- Até quando devem ser encaminhados para apreciação os projetos do PPA, da LDO e da LOA?
- Qual o papel da CMO no ciclo orçamentário?
- Até quando devem ser devolvidos para sanção os projetos do PP…
Durante a análise do planejamento, aprovação e execução da lei orçamentária anual (LOA), foram identificadas as seguintes situações:
Situação 1: a LOA foi aprovada por lei formal, salvo no que diz respeito às suas alterações por créditos adicionais suplementares, especiais e extraordinários, que foram autorizados e abertos por decreto executivo, com posterior e imediata comunicação ao Legislativo;
Situação 2: buscando a melhor execução e administração dos recursos, foi feito um orçamento separado e independente para cada um dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo;
Situação 3: além do total da despesa orçamentária fixada não ter ultrapassado o da receita orçamentária prevista, o plan…




